TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é antropologia e qual o seu papel no curso de direito

Ensaio: O que é antropologia e qual o seu papel no curso de direito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Ensaio  •  1.905 Palavras (8 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 8

O QUE É ANTROPOLOGIA E QUAL O SEU PAPEL NO CURSO DE DIREITO.

Questionário

1) O que significa a antropologia enquanto uma ciência social e qual o seu papel enquanto ciência?

A antropologia enquanto uma ciência social tem sua origem etimológica nas palavras gregas άνθρωπος (anthropos): (homem / pessoa) e λόγος (logos) : razão / pensamento). Portanto, ANTROPOLOGIA é a ciência centralizada no estudo do homem.O termo ANTROPOLOGIA , significa o estudo do homem. Como ciência da humanidade, ela se preocupa em conhecer cientificamente o ser humano na sua evolução social, na sua totalidade enquanto ser social.

2) Responda .Qual é a perspectiva da Antropologia:

A) Enquanto Ciência Social;

Propõe conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos sociais organizados ou não.

B) Enquanto Ciência Humana;

Volta-se especificamente para o homem como um todo: sua história, suas crenças, usos, costumes, modos de pensar, linguagem, filosofias etc.

C) Enquanto Ciência Natural;

Interessa-se pelo conhecimento psicossomático do homem e sua evolução.

3) Qual é o o objeto de estudo da Antropologia, como ciência do biológico e do cultural? E porque ela desenvolve essa perspectiva?

A Antropologia, como ciência do biológico e do cultural, tem seu objeto de estudo definido: o homem e suas obras.Segundo Hoebel e Frost ela se desenvolve nessa pespectiva porque nenhuma outra ciência pesquisa sistematicamente todas as manifestações do ser humano e da atividade humana de maneira tão unificada.

4) Qual é o campo de investigação da antropologia e quais são suas duas grandes áreas de estudo?

A Antropologia, sendo a ciência da humanidade e da cultura, tem um campo de investigação extremamente vasto: abrange, no espaço, toda a terra habitada; no tempo, pelo menos dois milhões de anos antes de nossa era, a evolução e todas as populações socialmente organizadas ou não. Divide-se em duas grandes áreas de estudo, com objetivos definidos e interesses teóricos próprios: a Antropologia Física ou Biólogica e a Antropologia Cultural, que se centram no desejo do homem de conhecer a sua origem, a capacidade que ele tem de conhecer-se, nos costumes e no instinto.

5) A História da Antropologia foi estabelecendo muitas temáticas de pesquisa, que originaram uma compartimentalização do conhecimento de cada esfera antropológica, permitindo especialidades de discussão. Esta classificação, no entanto, não é homogênea em todo mundo. Nos Estados Unidos a antropologia conta com quatro esferas de investigação mais desenvolvidas e no Brasil apenas uma. Quais são essas áreas e o que elas estudam?

Nos Estados Unidos a antropologia abarca quatro esferas de investigação: a Antropologia Física, a Antropologia Cultural, a Linguística e a Arqueologia.

A Antropologia Física está intimamente associada ao estudo dos grupos homídeos pré-hisóricos, surge vinculada aos estudos fisio-biológicos do século XVIII e XIX, visando compreender o processo de evolução pelo qual se originaram os humanos modernos, com ênfase nos aspectos biológicos e físicos referentes a este processo. Sua metodologia se centralizou prioritariamente na comparação fóssil-residual, além do estudo comparativo de diferentes "tipos humanos". Isso objetivava compreender a adaptabilidade e variabilidade observáveis na humanidade.

Em grande medida a Antropologia Física se vincula a uma matriz diciplinar biofísica que tem como principal motriz as teorias evolucionistas. Está também significativamente associada aos estudos arqueológicos, tanto no estudo de grupos hominídeos pré-históricos, como em pesquisas etno-históricas visando estabelecer as diferentes trajetórias das sociedades de tradição eminentemente oral, ou parcelas das sociedades de tradição escrita, das quais o registo escrito é pouco significativo ou inexistente.

A Antropologia Cultural tem raízes que remotam a Antiguidade Clássica, quando os primeiros relatos escritos acerca de outros povos iniciaram as discussões acerca da cultura dos mesmos. Estas origens se desenvolveram após o período das grandes navegações, cujos registros, discutiam os povos "descobertos" como exóticos e "estranhos" ao mundo europeu.

A Antropologia cultural também conhecida como Antropologia Social, surgiu como uma vertente social embuída da necessidade de compreender a alteridade socio-cultural, ou seja, a apreensão da visão de mundo expressa pelos comportamentos, mitos, rituais, técnicas, saberes e práticas de sociedades de tradição não-europeia.

A Linguística que estuda o ser humano a partir da linguagem com que se comunica.

A Arqueologia que esta associada as condições de existência dos grupos humanos desaparecidos .

. E no Brasil , desenvolveu- se apenas uma esfera a Antropologia Cultural .Esta desenvolveu-se bastante, principamente na corrente pós-estruturalista, da qual nosso maior representante é o professor Eduardo Viveiros de Castro. Desenvolvendo o conceito de perspectivismo amazônico, Viveiros de Castro discute as noções de natureza e cultura, propondo a idéia de que a experiência ameríndia de conceber o mundo difere essencialmente da experiência dos colonizadores, se utilizando de um conceito construído por ele de multinaturalismo.

A Antropologia no Brasil tem vasta produção acadêmica, particularmente em temáticas como Estudos de Gênero, Identidades Culturais, Estudos de População, Antropologia Visual e da Imagem, Antropologia das Emoções, Antropologia Política, Antropologia Urbana, entre outras.

6) Quais são as características da Antropologia Física e da Antropologia Cultural? Comente sobre o tipo de compreensão que cada uma delas articula enquanto ciência.

A Antropologia Física está intimamente associada ao estudo dos grupos homídeos pré-históricos visando compreender o processo de evolução pelo qual se originaram os humanos modernos, com ênfase nos aspectos biológicos e físicos referentes a este processo. Sua metodologia se centraliza prioritariamente na comparação fóssil-residual, além do estudo comparativo de diferentes "tipos humanos". Objetiva compreender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com