TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Épico Conhecido Como Epopéia de Gilgamesh

Por:   •  8/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 7

O épico conhecido como Epopéia de Gilgamesh é provalmente a mais remota história narrada pelo homem. Não se pode precisar com convicção a sua procendência,o seu início e a sua realidade. Ao longo do tempo ela foi transmitida por gerações através da literatura oral. Foram encontradas cópias do poema em várias regiões da antiga Mesopotâmia (atual Iraque) da Palestina e da Túrquia. A sua versão mais completa da obra foi encontrada em Nínive na biblioteca do Rei Assírio Assubanipal (- 690 - 627 a.C).

Após a versão ninivita ser conhecida, foram surgindo várias interpretações,desde uma leitura mitológica,até uma leitura psico-analítica. A Epopéia de Gilgamesh em paralelo ao Código de Hammurabi é a obra mais conhecida no sistema de escrita cuneiforme.

A sua narrativa incorpora a substância do mito,relata suas origens e as peculiaridades do gênero.É uma epopéia,tendo como modo a escrita poética e tem uma tradição na história literária. A transição do mito para a poesia ocorreu porque o autor da obra, articulou o texto de maneira que se fosse conferido verossimilhanças na ação dos personagens. Eles se encadeiam de forma natural em todos os aspectos e consequências.O seu gênero literário pode ser definido como épico pelo seu estilo e forma. A epopéia trata de façanhas de um héroi,como foi nas obras de Ilíada,Odisséia,e o Fausto.

Embora seus personagens sejam apresentados como figuras históricas,existem traços de mitologia que não podem ser comprovados.O poema é aberto pelo narrador,com Gilgamesh sendo exaltado na sua forma física, deram-lhe o corpo perfeito. e por ter dois terços divinos e um terço humano,também por ser respónsavel pela construção das muralhas de Uruk e do templo de Eanna ,que de tão fortes,resistiram ao tempo.

“ Quando os deuses criaram Gilgamesh, Shamash,o glórioso sol,doutou-o de grande beleza; Adad o da tempestade,deu-lhe coragem,os grandes deuses tornaram sua beleza perfeita,superior a todos os outros seres e terrível como um enorme touro selvagem.Eles o fizeram dois terços deus e um terço homem.Em Uruk ele construiu,muralhas,grandes baluartes e o abençoado templo de Eanna. “(SANDARS,1992,p.53 )A Epopéia diz que muito,até nos dias atuais do ponto de vista literário,sociológico,mítico e histórico. Historicamente falando,ela seria reprodução do tempo em que foi produzida,narrando grandes feitos,grandes construções,rituais religiosos,sistema político vigente,supremacia da cidade sobre o campo,seres mágicos poderosos,mas que não conseguem,superar a inteligência do homem. A Epopéia chama a atenção em vários aspectos,o tema da origem do homem,através do aparecimento de Enkidu,a oscilação entre a natureza e a cultura,representado através Enkidu e Gilgamesh,o desejo de superação que depende da consquista da imortalidade, representada pela tragetório de Gilgamesh,que passou por várias provas e mesmo vencendo todas elas,tem uma grande perda com a morte de Enkidu,a busca da imortalidade e a consciência de suas limitações.Ela traz consigo elementos que poderiam ser encontrados em outros obras literarias como a Bíblia. O poema narra a origem do homem,ser proveniente da barro;

“ A deusa então concebeu em sua mente uma imagem cuja essência era a mesma de Anu,o deus do firmamento. Ela mergulhou as mãos na água e tomou um pedaço barro; ela a deixou cair na selva,e assim foi criado o nobre Enkidu.” (SANARS, 1992, p.94).

“Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlegos da vida,e o homem passou a ser alma vivente.”(GÊNESIS, cap 2 , ver. 7).

Em outro momento,Enkidu é retirado da convivência com os animais selvagens e natureza por causa da interferência de uma mulher, a amizade entre Enkidu e Gilgamesh possui semelhanças com a amizade de Davi e Jônatas. Com todos essas similaridades,sem dúvida,a narração do dilúvio,com a atuação de Noé é a que mais aproxima uma obra da outra:

”Põe abaixo tua casa e constrói um barco. Abandona tuas posses e busca tua vida preservar; desprezar os bens materiais e busca tua alma salvar. Põe abaixo tua casa,eu te digo,e constrói um barco. Eis as medidas da embarcações que deverás construir que a boca extrema da nave tenha o mesmo tamanho que seu comprimento,que seu convés seja coberto,tal como a abóbada celeste cobre o abismo; leva então para o barco a semente de todas as criaturas vivas (SANDARS, 1992, p.149-151)”.

“Faze uma arca de tabúas de ciprestes, nela farás compartimentos, e a calafetarás com betume por dentro e por fora. Deste modo a farás: de trezentos côvados será para comprimento, de cinquenta a largura, e a altura de trinta. Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de alto, a porta da arca ,colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca um embaixo, uma segundo e terceiro.” (GÊNESIS, cap.6, ver 14-16).”.. entrarás na arca, tu e teus filhos de tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca, para os conservares contigo.”(GÊNESIS , cap.6, ver 18).”

Não é possível concluir em definitivo o Gênesis é idealizado sobre a Epopéia de Gilgamesh, já que pode ter havido influência de histórias mais antigas mas não se pode negligênciar as semelhança entre as narrações. O que se pode afirmar é que essas descobertas causam muito abalo na comunidade científica e modificando a maneira de como a verocidade dos textos bíblicos eram questionados. Esse tema levantado causou um forte impacto por toda a Europa já que um texto pagão supostamente teria ocorrido antes de Noé. Apesar de haver sido elaborada na sociedade arcaica e sem ferramentas das quais temos acesso na atualidade, não podemos deixar de reconhecer em toda obra a representação da superação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (162.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com