TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OLHARES E SABERES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE MUNICIPAL DE AÇÃO GONÇALO

Por:   •  4/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]                                                                                      [pic 2]

UERJ – UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

Faculdade de Formação de Professores      

Departamento de Ciências Humanas

Licenciatura em História

                     

CARLOS EDUARDO RIBEIRO DE OLIVEIRA

Matr.: 2017.1.0318214

PROJETO DE PESQUISA – DELIMITAÇÃO TEMÁTICA

Atividade entregue a Docente Ana Paula Barcelos.

Laboratório de Pesquisa em História.

SÃO GONÇALO – RJ

2019.

“OLHARES E SABERES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO”

DELIMITAÇÃO TEMÁTICA

          Esta pesquisa fará uma análise do ensino de História, levando em consideração as especificidades do aluno da Educação de Jovens e Adultos, no que tange o processo de seleção de conteúdos e métodos de ensino aplicados pelos professores atuantes nessa modalidade de Ensino, na Escola Municipal Visconde de Sepetiba, localizada no bairro Nova Cidade, Região metropolitana de São Gonçalo.

          O Projeto tem como principal objeto de investigação o modo como a relação entre as experiências sociais dos educandos e o saber histórico escolar é concebido no ensino de História destinado à Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, serão analisados documentos oficiais que tratam do currículo na EJA (no âmbito nacional e Municipal), em especial, aqueles voltados para o ensino da disciplina História, assim como, a produção acadêmica referente a este tema. Temos como interlocutores autores que abordam o tema das especificidades do trabalho educativo com o público jovens e adultos (Paulo Freire, Miguel Arroyo) e também autores que discutem os desafios da organização curricular escolar na atualidade (Antônio Flávio Moreira, Vera Maria Candau). A preocupação primordial deste trabalho será detectar em que medida os documentos estudados contemplam a discussão sobre a relação da história vivida com a História ensinada e as possibilidades de se estabelecer um diálogo entre os saberes populares e os saberes escolares.

          Ensinar História para alunos que estão há muito tempo longe da sala de aula é ao mesmo tempo um desafio e uma angústia. Como desafio o professor é instigado a pesquisar o melhor caminho para levar sua proposta historiográfica até o aluno. Mas, a angústia torna-se uma barreira porque o educando que está presente nas salas de EJA tem um perfil muito diferente do aluno do ensino regular. Quem são esses alunos que estão presentes nas salas de aula no ensino noturno. De que maneira esses alunos se apropriam dos conhecimentos com os quais entram em contato na escola e como os processam no cotidiano de suas vidas. No mesmo espaço da sala de aula, encontram-se pessoas de gerações bem diferentes; faixas etárias distintas em relação ao tempo de aprendizado e interesse na certificação do Ensino Fundamental.

          Responder à pergunta, presente na memória de muitos alunos, por que estudar História, constitui o grande desafio do professor de História. Qual o significado do ensino de História no curso de EJA. Tendo em vista que a história se ocupa das experiências humanas no tempo, como levar os alunos a compreender que passado/presente/futuro são dimensões indissociáveis do fazer humano e que, desse modo, dizem respeito ao cotidiano de suas vidas. Afinal, qual o valor de estudarmos os fatos passados para pessoas que vivem o presente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARROYO, Miguel. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens adultos populares? In REVEJ@ - Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 0, p. 1-108, ago. 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

_______. Pedagogia do oprimido. 46. ed. – São Paulo, Paz e Terra, 2007.

_______. Educação e mudança. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

_______. Educação como prática da liberdade. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com