TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNÇÃO PROFESSOR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS (EJA) E NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Por:   •  17/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.659 Palavras (15 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

RENATA MOTA DO NASCIMENTO

A FUNÇÃO PROFESSOR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS (EJA) E NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

BELÉM – PA

2016

RENATA MOTA DO NASCIMENTO

A FUNÇÃO PROFESSOR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS (EJA) E NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Relatório de Estágio elaborado na disciplina Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Pedagogia sob a orientação da professora Fátima de Nazaré Pantoja Rezende.

BELÉM – PA

2016

RENATA MOTA DO NASCIMENTO

A FUNÇÃO PROFESSOR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS (EJA) E NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Relatório de Estágio elaborado na disciplina Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Pedagogia sob a orientação da professora Fátima de Nazaré Pantoja Rezende.

Aprovado em: ___/___/____

Examinadora

______________________________________________

Prof.ª Fátima de Nazaré Pantoja Rezende

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        Objetivos        

2.1 Objetivos Geral        

2.2 Objetivos Especifico        

3.        A FUNÇÃO PROFESSOR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS (EJA) E NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.        

4.        CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO – CAMPO DE ESTÁGIO        

4.1        Diagnósticos da Escola        

4.2        Aspecto Histórico        

4.3        Aspectos Físicos        

4.4        ASPECTO ADMNISTRATIVO        

4.5        ASPECTO PEDAGOGICO        

4.6        Ofertas e Níveis de Ensino        

5.        O PROFESSOR E A APRENDIZADEM        

6.        O PROFESSOR E A FAMILIA        

7.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório tem a finalidade de apresentar as informações referentes ao estágio supervisionado III, realizado na escola EEEFM. Mario Queiroz do Rosário, cujo objetivo foi o de observar à prática docente na modalidade do EJA e na Educação Inclusiva.

O referido estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional de educação. Segundo Pimenta e Lima (2004) o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia. O estagiário surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor. Este é um momento da formação em que os graduandos podem vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação, de tal modo que sua formação torna-se mais significativa, possibilitando uma boa reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador.    

Este relatório é composto da descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula que se baseou nos quatros pilares da educação e também na tendência construtivistas do processo de ensino-aprendizagem.

No decorrer do estágio foi realizado um projeto com o tema “Diversidade e Inclusão na Escola”, desenvolvido pela estagiaria Renata di Paula mota do Nascimento, voltado para todos que compõem a escola, com o intuito de promover a literatura na sala de aula, buscando mediar a relação entre as crianças e para conseguíssemos diminuir as preocupações dos educadores aumentando os conhecimentos destes a respeito do tema.

Encontra-se descrito neste trabalho as observações não só do processo da sala, onde ocorreu o estágio como também do ambiente escolar como um todo. Dentro deste pressuposto, procurou-se conviver e observar uma forma de direcionara prática pedagógica como uma ação sustentada em fundamentos que englobam uma linha de aprendizagem. Desse modo a partir da observação da atuação de outros profissionais da área, podemos formar o perfil de educador que queremos ser.

2.        Objetivos

2.1 Objetivos Geral

O estágio supervisionado teve como objetivo, proporcionar aos alunos do Curso de Pedagogia contanto direto com a realidade de trabalho para a qual está sendo formado visando uma formação integral de conformidade com a Legislação vigente, bem como, proporcionar aos licenciados a observação e acompanhamento, a participação nas atividades extracurriculares e intracurriculares, regência de aulas, intervenção pedagógicas, elaboração e execução de projetos didáticos interdisciplinares a ser desenvolvido durante a realização do estágio na sala do EJA e no A.E.E.

2.2 Objetivos Especifico

  • Possibilitar ao aluno/ estagiário a reflexão sobre o cotidiano escolar, analisando os pressupostos teóricos estudados e sua prática, assumindo uma postura crítica aliada à competência técnica e compromisso político do seu papel na sociedade.
  • Propiciar vivências para a aquisição de habilidades na operacionalização de saberes teóricos- metodológicos, na elaboração, organização e avaliação de projetos pedagógicos alternativos e interdisciplinares.
  • Oportunidade ao aluno de Pedagogia contato direto com a realidade de trabalho para a qual está sendo formado;
  • Incorporar novos conhecimentos e habilidades úteis ao exercício da profissão docente na Educação Fundamental I.
  • Desenvolver no aluno postura profissional comprometida com a identificação da realidade socioeconômica e cultural local, e respeito pelos sujeitos dessa realidade;
  1. A FUNÇÃO PROFESSOR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS (EJA) E NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Na atualidade o professor tem deixado de ser um mero transmissor de conhecimentos para ser mais um orientador, um estimulador de todos os processos que levam os alunos a construírem seus conceitos, valores, atitudes e habilidades que lhes permitam crescer como pessoas, como cidadãos e futuros trabalhadores, desempenhando uma influência verdadeiramente construtiva. A educação deve não apenas formar trabalhadores para as exigências do mercado de trabalho, mas cidadãos críticos capazes de transformar um mercado de exploração em um mercado que valorize uma mercadoria cada vez mais importante: o conhecimento. Dentro deste contexto, é imprescindível proporcionar aos educandos uma compreensão racional do mundo que o cerca, levando-os a um posicionamento de vida isento de preconceitos ou superstições e a uma postura mais adequada em relação a sua participação como indivíduo na sociedade em que vive e do ambiente que ocupa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (201.7 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com