TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CAMINHOS DE UM BOM SEMINÁRIO

Por:   •  3/8/2019  •  Artigo  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 6

OS CAMINHOS DE UM BOM SEMINÁRIO

        Discente(s)

William Marques de Lima;

Antonio Carlos Silva Araújo;

Aldair Holanda de Sousa;

Márcia da Guia Silva Araújo;

Jadenilson Silvestre da Silva;

Ticiana Pereira da Silva.

Email:

w.marques.lima@bol.com.br;

carlosates@gmail.com;

holandaaldair@gmail.com;

guiamarcia18@gmail.com;

jadenilson47@gmail.com;

ticianablue@hotmail.com.

Professor(a) orientador(a)

Pedrina Nunes Araújo

Email:

pedrinanunes@gmail.com

1 INTRODUÇÃO

        

           Sabe-se que existe a necessidade de melhoria constante na qualidade do ensino bem como no aperfeiçoamento dos docentes. Tendo em vista isto é interessante citar que o trabalho que será dado foco adiante foi aplicado por acadêmicos do sexto período do curso de licenciatura plena em História do Campus Professor Possidônio Queiroz, que participam do programa Residência Pedagógica da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Dentre as atividades que fazem parte do programa está a inserção dos residentes nas escolas para terem contato com a realidade destes alunos.

        Em um destes momentos os residentes foram instigados a desenvolver algo que estivesse de acordo com as necessidades pedagógicas dos alunos do 6º ano A da Unidade Escolar Costa Alvarenga. A principal das insuficiências notadas no momento da observação em sala de aula foi a dificuldade em planejar e apresentar seminários por parte dos alunos daquela turma. Tendo então os residentes se reunido chegou-se ao entendimento de que seria viável a aplicação de uma oficina para aquela classe, com foco na forma de apresentação de um seminário bem como as etapas de planejamento até a execução. Sem nos aprofundarmos na questão uma vez que será melhor abordada mais adiante, foi escolhido como tema de um seminário “o Egito Antigo”, pois verificou-se que era um assunto que chamava a atenção dos alunos.

Um ponto a ser destacado é que um dos textos que serviu de base para a elaboração da oficina foi a obra Metodologia do Trabalho Científico de Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos. Segundo Marconi & Lakatos “seminário é uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate”, ou seja, a apresentação do seminário é apenas a etapa final de um processo complexo de aprendizagem. Ainda conforme Marconi & Lakatos o seminário serve como forma de aprender durante a execução das etapas de planejamento e pesquisa. Cabe então ressaltar que esta obra apresenta vários itens que foram empregados não de forma integral, mas que puderam servir de norte tanto para os alunos quanto para os residentes. Acerca do desenvolvimento da atividade proposta haverá melhor detalhamento nos itens posteriores deste trabalho.

.

2 METODOLOGIA

O presente projeto foi pensado e desenvolvido para ser aplicado na turma do 6º ano “A” da Unidade Escolar Costa Alvarenga.  No primeiro momento, foram realizadas observações tanto de estrutura da escola, como da didática desenvolvida pelo professor titular. O grupo de residentes se dividiu entre as funções de observação.  Estas nos possibilitaram conhecer melhor o ambiente da escola mencionada e obter os seguintes dados: A instituição possui 6 salas de aula com ambiente espaçoso e ventilado, sendo organizada através de uma arquitetura preservada e tombada pelo IPHAN. Por isso, boa parte da sua estrutura não pode ser alterada, sendo que foram construídos anexos nos fundos. Apesar de algumas carências materiais, o ambiente é acomodável. Ainda na observação obtemos dados como a existência de biblioteca bem munida de material didático e sala de multimídia. Porém existe um déficit de uso devido a falta de interesse em utilizar estes espaços para desenvolvimento de atividades, assim como a necessidade de melhor zelo e manuseio dos materiais.  O segundo momento foi realizado numa reunião entre os membros do grupo para socializar e compartilhar as informações coletadas. Em conjunto, chegamos a algumas conclusões acerca das condições sociais e escolares dos alunos.   A quantidade de alunos (12 na turma), em sua maioria negros, quase todos do sexo feminino e residentes em zonas periféricas.  

Por fim, no último momento, da atividade de intervenção, buscamos levar um material acessível (que a escola possui), no objetivo de obter a atenção dos alunos e fazer com que compreendessem o que pretendíamos repassar para eles. Como definido previamente em reunião, aplicamos uma atividade na qual simulamos uma apresentação de seminário utilizando imagens que destacavam a história do Egito Antigo (assunto que eles disseram estar interessados em saber mais).  Ao longo das explicações realizamos interações com os alunos que se mostraram empolgados com a proposta. Por fim, debatemos sobre a importância das fontes históricas ali apresentadas, assim como a forma como se deve apresentar um trabalho em sala de aula, de modo que este estimule o crescimento do aluno em grau de aprendizagem e que faça com que haja uma didática mais produtiva.  

Na conclusão da intervenção, podemos compreender a importância de se fazer uso de atividades que possibilitem obter a atenção dos alunos e que os faça interagir, quebrando assim a rotina mecânica que o ensino público em nossas escolas segue. Pois assim como a proposta do programa Residência Pedagógica anseia, nós como futuros educadores, necessitamos nos adaptar às novas realidades e aos indivíduos com os quais trabalhamos, para que assim, consigamos desenvolver atividades que possibilitem o ensino avançar além do que é imposto didaticamente nas escolas ou em qualquer ambiente educativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (229 Kb)   docx (269.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com