TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FILÓSOFOS DA NATUREZA

Monografias: OS FILÓSOFOS DA NATUREZA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2013  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  397 Visualizações

OS FILÓSOFOS DA NATUREZA: ... nada pode surgir do nada ...

O tema de cada filosofo naturalista esta relacionado a forma como eles observavam a natureza e como tentavam entender esses processos naturais. Tales considera a água a origem de todas as coisas. Anaximandro que o mundo era formado de alguma coisa e essa coisa era chamada de infinito. Anaxímenes o ar era a substancia básica de todas as coisas. Parmênides diz que nada pode mudar. Heráclito diz ao contrario que tudo se transforma (“tudo flui”).

Os filósofos acreditam em uma substancia primordial, e se perguntavam como essa substancia era capaz de subitamente se modificar e se transformar em algo completamente diferente?

A resposta estava em Empédocles que acreditava em quatro elementos que eram as raízes da natureza “a terra, o ar, o fogo e a água” só que em diferentes proporções de mistura, quebrando então a hipótese de uma única substancia.

Mas a pergunta ainda insiste, pois o que faz com que os elementos se combinem para dar origem a uma nova vida? A resposta pode estar em Anaxágoras que acha que a natureza é composta por infinitas partículas invisíveis a olho nu. Mas Demócrito presumiu que todas as coisas são constituídas por pedrinhas minúsculas chamadas de ATOMOS, onde estes se decompõem podendo dar origem a outros corpos.

O que estes filósofos tinham em comum era a necessidade de saber como as coisas se criavam e a única forma como estudavam isso era usando a RAZÃO.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com