TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obras Renascentistas: Basílica De São Pedro

Pesquisas Acadêmicas: Obras Renascentistas: Basílica De São Pedro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 2

Basílica de São Pedro

A Basílica de São Pedro é o maior e mais importante edifício religioso do Catolicismo e foi construída de 1506 a 1626. Cobre uma área de 23 000 m². A Basílica de São Pedro é uma igreja do estilo renascentista localizada em Roma a oeste do Rio Tibre, perto da colina Janículo e do Mausoléu de Adriano. É através da Praça de São Pedro que a basílica é abordada, onde se destacam duas estátuas de 5,55 metros de altura dos apóstolos do século I Pedro e Paulo. A sua cúpula domina o horizonte de Roma, elevando-se a uma altura de 136,57 metros. Apesar dos primeiros projetos desenvolvidos repercutirem para uma estrutura de planta centralizada, o que é ainda evidenciado na sua arquitetura, a basílica é cruciforme, com uma alongada nave de cruz latina. O espaço central é dominado tanto no interior como no exterior, por um dos maiores domos do mundo. A entrada é feita através de um nártex, que se estende por toda a frente do edifício.

O interior abarca dimensões descomunais quando comparado com outras igrejas. Um autor escreveu: "Gradualmente, a basílica alvorece sobre nós - enquanto observamos as pessoas aproximarem-se para este ou aquele monumento, estranhamente elas parecem encolher, pois elas são, evidentemente, ofuscadas pelo tamanho de toda a construção. Esta (basílica) por sua vez, esmaga-nos."

A basílica original construída por ordem de Constantino começou a perder seu valor ainda durante a Idade Média em função do exílio dos papas em Avignon. Já no século XVI, o papa Júlio II decidiu pela derrubada da antiga igreja e a construção de uma nova basílica. Entre os arquitetos que participaram da nova Basílica de São Pedro estiveram nomes famosos como Rafael e Michelangelo. A construção levou aproximadamente 150 anos para ficar pronta e resultar no edifício que conhecemos. Após terminada, ainda assim, foram necessários alguns reparos e, um século depois, ainda acrescentou-se uma sacristia na época do papa Pio VI, o que demarcou oficialmente o fim das obras. Nela, está localizado o túmulo de São Pedro, que contém os restos mortais deste e de outros ícones importantes da Igreja.

Escolhi falar desta obra por ser um dos grandes ícones da Igreja Católica e apresentar uma estrutura bastante complexa. Podemos identifica-la como uma obra renascentista pelo seu grande domo e as colunas em sua construção.

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni nasceu em 6 de março de 1475. Foi um dos maiores criadores da história da arte ocidental. Faleceu em 18 de fevereiro 1564.

Rafael Sanzio (Urbino, 6 de abril de 1483 — Roma, 6 de abril de 1520) foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com