TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Olga Benario

Pesquisas Acadêmicas: Olga Benario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

1. FICHA TÉCNICA :

1.1 Jayme Monjardim

1.2 Rita Buzzar

1.3 Os protagonistas do filme são Olga Benario (Camila Morgado), uma comunista alemã naturalizada brasileira, esposa de Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler).

1.4 Paulo Lois

1.5

1.6 Marcus Viana

1.7 Ricardo Della Rosa

1.8

1.9 Claudia Braga

OLGA BENÁRIO PRESTES :

Conhecida no Brasil como Olga Benário ou Olga Benário Prestes, Maria Bergner era uma revolucionária que defendia o comunismo e lutava para acabar com as desigualdades e injustiças sociais.

Nasceu em Munique, na Alemanha, em 1908, numa família judia de classe média. Membro do Partido Comunista alemão desde 1926, Olga foi acusada de atividades subversivas e presa em 1929.

Depois de libertada, foi para a União Soviética, onde passou a trabalhar na Internacional Comunista e onde conheceu Luís Carlos Prestes, importante líder revolucionário brasileiro.

Olga fez parte do grupo de estrangeiros destacados para acompanhar Prestes em seu retorno ao Brasil. Prestes deveria liderar uma insurreição armada que instalasse um governo revolucionário.

Olga e Prestes chegaram ao Brasil em abril de 1935 e viveram meses na clandestinidade. Na época, o nome de Prestes era aclamado nas manifestações populares promovidas pela ANL (Aliança Nacional Libertadora), frente antifascista que reunia diversos setores de esquerda, entre eles os comunistas.

Em novembro de 1935, um levante armado aconteceu na cidade de Natal, e Prestes ordenou que a insurreição fosse estendida ao resto do país. O apoio militar prometido a Prestes não foi concretizado. Apenas algumas unidades de Recife e do Rio de Janeiro se levantaram contra o governo brasileiro, que rapidamente controlou a situação, reprimiu e prendeu oposicionistas e revolucionários.

Durante alguns meses, Olga e Prestes mantiveram-se na clandestinidade, até que, em março de 1936, foram capturados pela polícia. Mesmo grávida, Olga foi deportada para a Alemanha nazista seis meses depois. Entregue àGestapo (polícia política alemã), Olga foi enviada para um campo de concentração, onde deu à luz Anita Leocádia Prestes.

Após campanha internacional por sua libertação, Anita foi entregue a sua avó paterna. Olga Benário continuou presa e, em 1942, morreu executada na câmara de gás pelos nazistas.

2. DO FILME :

2.1 O filme “OLGA” se passa durante o período da Segunda Guerra Mundial e quando também está acontecendo a Ditadura militar no Brasil.

2.2

2.3 Olga Benário era uma revolucionária que defendia o comunismo e lutava para acabar com as desigualdades e injustiças sociais.

2.4 Pelo fato dela não ligar para o nome de sua família que pertencia a classe média alta e de ser desleixada e ficar brigando feito um moleque de rua .

2.5

2.6 A coluna prestes segundo o filme seguiu 25 mil quilômetros a pé .

2.7 Veio para o Brasil na década de 1930, por determinação da Internacional Comunista, para apoiar o Partido Comunista Brasileiro. Destacada como guarda-costa de Luís Carlos Prestes, tornou-se sua companheira, tendo com ele uma filha, Anita Leocádia Prestes.

2.8

2.9

2.10 Luís Carlos Prestes (Porto Alegre, 3 de janeiro de 1898 — Rio de Janeiro, 7 de março de 1990 ) foi um militar e político comunistabrasileiro.3 Foi secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro e foi companheiro de Olga Benário, morta na Alemanha, na câmara de gás, pelos nazistas.

2.11 O pretexto que Vargas utilizou para assionar a lei de segurança nacional foi o combate ao comunismo pois como Olga era comunista pode assim então deporta-lá de volta para a Alemanha .

2.12 DATA : Realizada em 23 de novembro de 1935.

NOME : Intentona Comunista, também conhecida como “Revolta Vermelha de 35”.

LOCAIS : O primeiro levante aconteceu na noite do dia 23 de novembro de 1935, em Natal seguido pelo Recife, e logo após no Rio de Janeiro em 27 de novembro.

DETALHES E OBSERVAÇÕES : A Intentona Comunista, também conhecida como “Revolta Vermelha de 35” e “Levante Comunista” foi uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas, realizado em 23 de novembro de 1935, pelo Partido Comunista do Brasil (PCB, que viria a se desmembrar em PCB e PCdoB). O movimento tinha como objetivo, derrubar o atual presidente e assumir o poder no país. O grupo organizador era composto por Luís Carlos Prestes, chefe e líder, e sua mulher Olga Benário, além de Rodolfo Ghioldi, Arthur Ernest Ewert e Ranieri Gonzáles.O Partido Comunista do Brasil tinha como influência o comunismo e apoiavam uma revolução nacional popular contra as oligarquias, o autoritarismo e o imperialismo. Algumas de suas reivindicações eram: a abolição da dívida externa, a reforma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com