TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Aspectos da Formação da Sociedade

Por:   •  7/10/2019  •  Resenha  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE AVALIATIVA 1: Aspectos Históricos da Formação da Sociedade

Revolução Agrícola: com o surgimento da agricultura, o homem deixa de ser nômade e começa a plantar, criar animais e a produzir seu próprio alimento, fixando-se assim, apenas em um lugar. Diante disso, vão sendo formadas próximas a rios, as primeiras aldeias e vilas devido a disponibilidade de água.

Com o tempo, essa produção agrícola começa a ser organizada, as pessoas se envolvem cada vez mais com essas atividades, algumas tecnologias vão sendo criadas para auxiliar na produção, e o homem passa a produzir mais do que ele precisa para se alimentar, ou seja, começa a produzir excedentes. Essa produção de excedentes dá início a segunda revolução, a comercial.

Revolução Comercial: com a produção de excedentes, surge a necessidade da comercialização dos produtos com outras aldeias e vilas como forma de evitar o desperdício. A princípio, esse comércio era realizado a base da troca. No entanto, como cada produto tinha um valor diferente, houve a necessidade de trabalhar com um sistema de pesos e medidas. A partir disso, vem o surgimento da matemática para organizar esse comércio, das caravanas para o transporte dos produtos, além do mercantilismo. Pelo qual, a comercialização deixa de ser na base da troca e passa a ocorrer com moedas feitas de metais preciosos, como o ouro e a prata, descobertos por meio das navegações marítimas em países da América do Sul.

O comércio deixa de ser apenas por vias terrestres e começa a acontecer pelos oceanos para a extração desses metais. Em função dessas grandes navegações, aparece a demanda por novas tecnologias para poder cruzar os oceanos com maior segurança. Há então, o aperfeiçoamento e a criação de novos instrumentos de navegação, dando início a próxima revolução, a científica.

Revolução Científica: a Ciência se desvincula da Filosofia. E ela passa a ser sob análise de fatos pertinentes a um determinado grupo de fenômenos e formulação de leis gerais que os regem, sistematização do conhecimento a partir de método científico. A partir dessa sistematização, cria-se um padrão de conhecimento diferente do conhecimento filosófico.

Na Europa, acontece o movimento chamado Renascimento Cultural que tinha como principais representantes: o Da Vinci, que trabalhava com a Anatomia e a Engenharia, o Maquiavel com a História e a Política, o Copérnico com a Astronomia e a Matemática, o Michelangelo com a Arquitetura e a Artes, e o Galileu com a Astronomia e a Física. A partir de todo estudo científico desses personagens que trabalharam com Pesquisa e Desenvolvimento, surge a próxima revolução, a industrial.

Revolução Industrial: ocorre a criação da máquina a vapor, o que permite a produção em série e não mais, de modo artesanal. Esse período é marcado pelo surgimento das primeiras cédulas de dinheiro para comercialização de produtos, pelo crescimento econômico, desenvolvimento social e a mudança das pessoas que trabalhavam com a produção agrícola e que viviam nas vilas e aldeias com destino às cidades. Diante disso, acontece o primeiro grande êxodo rural e a consequência é o começo dos primeiros grandes problemas de planejamento urbano, uma vez que, esses centros não estavam preparados para receber tanta gente ao mesmo tempo. As pessoas começam a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (31 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com