TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Ataques

Tese: Os Ataques. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/7/2013  •  Tese  •  2.034 Palavras (9 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 9

Capítulo- 1

Os Ataques

Em 7 de agosto de 1998 a Al-Qaeda utilizou carros-bomba para explodir duas embaixadas dos Estados Unidos matando no total 256 pessoas e ferindo 5100 pessoas. Ao ser apontado no mesmo dia pelo governo dos Estados Unidos, e depois pelos governos do Quênia e Tanzânia, como o principal suspeito, Osama bin Laden tornou-se o terrorista mais procurado pelos Estados Unidos. Até esta data, era desconhecido no mu

Em 12 de Outubro de 2000 a Al-Qaeda voltou a cena, perpetrando outro ataque de grande repercussão contra o navio da marinha estadunidense USS Cole. Julho de 2001, Osama bin Laden estava no Hospital Americano de Dubai, Emirados Árabes, devido a uma doença crônica nos rins. Se as autoridades que estadunidenses quisessem prendê-lo, poderiam tê-lo feito, mais eles tinham uma operação militar de grande magnitude na Ásia Central. Bin Laden volta ao hospital em 10 de setembro, Osama foi submetido a uma diálise no rim. Uma enfermeira afirmou que todo pessoal da equipe media foi substituído, pois “Tratava-se de uma pessoa muito especial”.

No início da manhã de 11 de Setembro, o dia que marco a história do EUA, 19 sequestradores assumiram o controle de quatro aviões. O primeiro voo 11 da American Airlines deixou o Aeroporto De Boston às 7:59 com seu destino a Los Angeles com uma tripulação de 11 pessoas e outros 76 passageiros, sem contar com os sequestradores. Às 8:24 uma transmissão de rádio e ouvida “Nós temos alguns planos. Apenas permaneçam quietos e vocês ficarão bem. Estamos retornando ao aeroporto.” Acredita-se que um dos sequestradores apertou sem querer o botão direcionando a mensagem para o rádio ao invés de mandar a mensagem a cabine do avião, poucos segundos depois um sequestrador fala para os passageiros ficarem quietos que eles ficaram bem. Às 8:41 o avião decola do Aeroporto De San Francisco e muda sua direção para Nova York, com uma velocidade de 790 km/h, atinge a Torre Norte.

O comandante dos ataques Osama Bin Laden mandou um avião de cada vez já pensando que bombeiros iriam subir na torre assim iria ter mais vítimas do ataque. O voo 175 da United Airlines muda muda sua rota para Nova York, e se choca com a Torre Sul.

Após a Casa Branca ser avisada que o país se encontra em ataque, a FAA (Federal Aviation Administration) proíbe qualquer avião civil decolar, mais já tinha o voo 17 da American Airlines( o terceiro avião sequestrado) e o voo 93 da United Airlines(o quarto avião sequestrado) já estão em voo, o terceiro avião muda sua rota para Washington e o avião se choca com o Pentágono.

O quarto avião muda sua direção a Washington, A FAA(com ordens do presidente) ordena que todos os aviões que estiverem em voo pousem no Aeroporto mais próximo. O quarto avião cai próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois de alguns passageiros e tripulantes terem tentado retomar o avião.

Vitimas

Houve um total de 2.996 mortes, incluindo os 19 sequestradores e as vítimas. Todas as mortes ocorridas foram de civis, exceto por 55 militares atingidos no Pentágono. Semanas após o ataque, o número de vidas após o ataque foi estimado em mais de seis mil pessoas (por causa de poeira toxica).

Osama Bin Laden

Osama bin Mohammed bin Awad bin mais conhecido como Osama bin Laden ou simplesmente bin Laden foi um dos membros sauditas da próspera família bin Laden, além de líder e fundador da Al-Qaeda. Filho de Mohammed bin Laden, imigrante iemenita pobre que se tornou o homem mais rico e poderoso da Arábia Saudita, depois do próprio rei, Osama bin Laden era o filho único de sua décima esposa. Desde 2001, bin Laden e sua organização tinham sido os maiores alvos da Guerra ao Terrorismo dos oficiais estadunidenses e esteve entre os dez foragidos mais procurados pelo FBI, encabeçando a lista. Acreditou-se que Bin Laden e seus companheiros da al-Qaeda estavam escondidos próximos à costa do Afeganistão e das áreas tribais do Paquistão.

Mohmoud Ahmad (chefe do ISI)

No verão de 2001 Mohmoud Ahmad transfere 100.000 dólares a quem dirigiu os ataques terroristas de 11 de setembro, ninguém da ISI ficou sabendo. Segundo Arquivos da FBI, Mohamed Atta era o “Principal sequestrador do primeiro avião que explodiu contra as torres gêmeas. Depois de 11 de setembro Bush buscou conscientemente a colaboração da ISI, que apoiara e acobertara Osama Bin Laden e os talibãs.

Mohammed foi também o consultor e financiador do atentado de 1993 ao World Trade Center, que foi um ataque com um carro bomba, e do tio de Ramzi Yousef, o terrorista líder do ataque.

Outros Membros Do Al-Qaeda

Durante o julgamento de Zacarias Moussaoui, cinco pessoas foram identificadas como terem tido conhecimento total dos detalhes da operação. Elas são bin Laden, Khalid Sheikh Mohammed, Ramzi bin al-Shibh, Abu al-Turab Urduni e Mohammed Atef. Em 26 de setembro de 2005, um tribunal superior espanhol condenou Abu Dahdah a 27 anos de prisão por conspiração sobre os ataques de 11 de Setembro e de ser um membro da organização terrorista al-Qaeda. Ao mesmo tempo, outros 17 membros da al-Qaeda foram condenados a penas entre seis e 11 anos. Em 16 de fevereiro de 2006, o Supremo Tribunal Espanhol reduziu a pena de Abu Dahdah para 12 anos porque considerou que a sua participação na conspiração não foi comprovada.

Por Que Tanta Raiva?

Alega-se que os três principais motivos para os ataques de 11 de setembro sejam a presença americana na Arábia Saudita, o apoio a Israel por parte dos Estados Unidos e as sanções contra o Iraque. Estes motivos foram ditos explicitamente pela Al-Qaeda em declarações pretéritas aos atentados. Bin Laden disse que o profeta Maomé bania a "presença permanente de infiéis na Arábia"Em novembro de 2002, na "Carta para a América", Bin Laden disse que o apoio dos Estados Unidos à Israel era outro motivo: "A criação e manutenção de Israel é um dos maiores crimes, e vocês são os líderes desses criminosos. E, claro, não há necessidade de explicar e demonstrar o grau de apoio americano a Israel. A criação de Israel é um crime que deve ser apagado. Toda e qualquer pessoa cujas mãos se tornaram poluídas do contributo para este crime tem de pagar o seu preço, e pagar por isso fortemente."

Planejamento

Bin Laden liderou e deu apoio financeiro para a trama, além de ter se envolvido na seleção de participantes. No final de 1999, um grupo de homens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com