TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Incas

Por:   •  14/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

OS INCAS

https://youtu.be/KbKFU_CYHjk

Você certamente já ouviu falar dos incas, nem que seja pelo filme “A nova onda do imperador”.

Pois é, o Incas foram o maior império indígena das Américas em território e apesar disso, sabemos muito pouco sobre essa civilização.

Se desenhássemos a área total do império em um mapa atual, se estenderia por mais de seis países, dentre eles, Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, e tudo isso em apenas 1 século de existência. (1438-1533)

Na verdade, não existia um povo inca. Eles se denominavam TAWANTINSUYU, que significa: as quatro regiões ou cantos, os quatro suyu, que seriam: Chinchansuyu no peru, na Colombia e no equador, Cuntinsuyu, no peru apenas, Antinsuyu, no Peru e na Bolívia e Collasuyu, no Peru, na Bolívia, no Chile e na Argentina.

O nome Inca vem de Inka, com K e quer dizer governante, em quéchua, língua falada pelos mesmos. Acontece que quando os espanhóis chegaram a América, o termo foi transliterado com a letra C e interpretado como sinônimo para toda a população.

Como já dito antes, os incas existiram por pouco tempo. Mas acontece que descendem de civilizações milenares que deixaram para trás valiosos conhecimentos tecnológicos, principalmente dos Tiwanaku e dos Wari.

Os Tiwanaku viviam perto do Lago Titicaca. Eles desenvolveram técnicas para a agricultura e estocagem de alimentos, extremamente necessários por conta da altitude e do clima desértico.

Já os Wari, um povo o qual sabemos muito pouco, viviam no atual Peru, na cidade que seria capital do império inca, Cusco, e construíram diversos aquedutos e templos na região.

Os Wari foram essenciais para o povo inca se considerarmos que foi a partir de Cusco que os incas expandiram seus territórios. Conseguiam terras ou pela conquista ou pela assimilação de tribos menores, que adotavam os costumes incas e pagavam tributos. Exatamente por estarem em constante expansão, entravam frequentemente em guerra com tribos vizinhas.

Ou seja, o império inca era formado por diversos grupos

Eram cerca de 80 províncias menores distribuídas entre os 4 suyu, mais a capital, Cusco, como província separada. Outras cidades importantes foram Arequipa e Trujillo.

Acima de todos estava o Sapa Inca, que era visto como um deus e era assessorado pelo Conselho imperial. Cada Suyu tinha seus governantes, os chamados suyuyuq, figuras importantíssimas, mas logo abaixo do imperador, a figura de maior respeito por parte do povo, era o principal líder religioso, o Sacerdote chefe.

Eram politeístas, mas o deus mais popular era o Inti, deus sol, o deus dos deuses da religião, sendo representado em diversas bandeiras atuais como as do Uruguai e Argentina.

Outras divindades conhecidas são o Viraconha que teria criado o céu e a terra, a Mama Quilla, esposa de Inti e mãe lua e Pacha Mama deusa da fertilidade e da agricultura, popularmente conhecida por estrelar uma das cenas mais famosas do cinema.

Sacrifícios de animais e até mesmo de pessoas, era um ritual frequente.

Para administrar diversos aspectos do império, Quipos, que eram nós em cordões feitos de lã de lhama, eram muito utilizados. Funcionava assim, cada nó representava um valor numérico e cada cor, espessura da corda ou tipo de nó, um aspecto avaliado.

Além da lã fornecida, as lhamas eram um meio de transporte essencial para eles, servindo também couro e carne e tendo um importante papel na economia.

O império era tão bem organizado, que nenhum inca passava fome e todos tinham um trabalho, na verdade a pobreza extrema não existia. Comercio inca se baseava na troca amonetaria de produtos.

Era uma sociedade agrícola, com uma dieta baseada basicamente em batatas e quinoa. Por conta do relevo, precisaram se adaptar, desenvolvendo um modo de plantio em degraus, chamado andanes, que permitia a expansão das terras aráveis e envolvia sofisticadas técnicas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com