TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imperadores Incas

Artigo: Imperadores Incas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  Artigo  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 4

Imperadores Incas

O primeiro imperador Inca foi Manco Capac, que reinou por volta do ano 1200. Os detalhes de vários dos primeiros imperadores foram perdidos durante a invasão Espanhola.

1200 d.C. ~ Manku Qhapaq

Sinchi Ruka ou Sinchiroca

Lluqi Yupanki ou Lluqui Yupanqui

Mayta Qhapaq ou Maita Capac

Qhapaq Yupanki ou Capac Yupanqui

Inka Ruka ou Inca Roca

Yawar Waqaq

Wiraqucha Inka ou Viracocha

1438 – 1471 ~ Pachakutiq|Pachakutiq Inka Yupanki ou Pachacutic Inca Yupanqui

1471 – 1493 ~ Tupaq Inka Yupanki ou Tupac Inca Yupanqui

1493 – 1527 ~ Wayna Qhapaq ou Huayna Capac

1527 – 1532 ~ Waskhar ou Huáscar

1532 – 1533 ~ Ataw Wallpa ou Atahualpa

Expansão do Império Inca

.

O imperador Pachacuti foi o homem mais poderoso da antiga América já que enviou várias expedições para conquista de terras. Quando os oponentes se rendiam eram bem tratados mas quando resistiam havia pouca clemência. Com as conquistas Pachacuti acrescentava não apenas mais terras ao seu domínio como guerreiros sob seu comando. Sendo talentoso diplomata, antes das invasões, Pachacuti enviava mensageiros para expor as vantagens de os povos conquistados se unirem pacificamente ao império Inca. O acordo proposto era de que, se os dominados cedessem suas terras, manteriam um controle local exercido pelos dignatários locais que seriam tratados como nobres do Império e seus filhos seriam educados em troca da integração ao Império e plena obediência ao Inca.

Os incas tinham um Incan army exército muito bem treinado e organizado. Quando os incas conquistavam um lugar, o povo era sumetido a tributação pela qual prestavam serviços designados pelos conquistadores. Os incas encorajavam as pessoas a se juntarem ao Império e quando isto ocorria eram sempre bem tratadas. Serviços postais eram então estabelecidos por mensageiros (chasquis) que entregavam mensagens oficiais (quipus) e mensagens entre as maiores cidades. Notícias também eram veículadas pelo sistema Chasqui na velocidade de 125 milhas por dia. Os incas também promoviam a mudança de populações conquistadas como parte da criação a "Rodovia Inca", que foi idealizada para ser usada nas guerras, para o transporte de bens e outros propósitos. Esta troca de populações (manay) acabou promovendo a troca de informações e propagação da cultura Inca. Todo o Império Inca foi unido por excelentes estradas e pontes.

Organização do Império

Os incas incumbiam os dominados do trabalho que cada um deveria executar, o quanto e qual terra poderiam cultivar e quão longe poderiam viajar. (ver planned economy). Depois de se adaptar, a tais regras eram bem vistas pelos dominados. Se um inca era acusado de furto mas isto não era provado, o próprio oficial local incumbido de manter a ordem era punido por não fazer seu trabalho corretamente. Inválidos e incapazes eram auxiliados a prover sua subsistência com trabalho. Às mulheres casadas eram distribuídas meadas de lã para confecção de roupas. Todos os incas eram obrigados a trabalhar para o Império e para os seus deuses domésticos.(mita).

Os incas não tinham liberdade de viajar e os filhos sempre tinham de seguir o ofício dos pais. O Império Inca foi dividido em quatro partes. Todas as atividades dos habitantes eram supervisionada pelos funcionários do Império. Os incas não chegaram a desenvolver uma escrita e todas as informações eram transmitidas de forma oral khipu. Haviam entretanto aparatos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com