TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Regimes Totalitários

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Os regimes totalitários na Europa foi decorrente ao fato de ter havido a crise econômica na qual deixou muitos homens ricos no século XX ou idade moderna pobres resultando em diversos suicídios como houve na crise de 1929 que afetou não só os EUA mas o mundo, com isso, neste trabalho veremos com mais afinco o que houve naquela época e os tipos de regimes criados a partir do mesmo.

Conteúdo

Totalitarismo

   Antes de iniciarmos o conteúdo principal (tipos de regimes na Europa) temos que saber o que foi primeiramente o totalitarismo.

   O totalitarismo é um sistema de governo autoritário, ou seja, que tem todos os poderes concentrados em suas mãos sendo um regime no qual cresceu a partir das crises econômicas ocorridas no século XX onde deixou muitos daquela época pobres, miseráveis e famintos, com isso, tal regime ganha vantagem em alguns países da Europa como Alemanha e Itália que por sua vez serão o foco do nosso trabalho.

   Ainda assim, podemos dizer que a inflação, desemprego, fome e outros foram uma das principais conseqüências da crise econômica internacional no qual alavancou o totalitarismo na Europa.

Totalitarismo europeu

   Pode-se dizer que o totalitarismo na Europa foi o maior ´terror` já  acontecido por conta dos regimes contidos nele, como o nazismo e o facismo por exemplo que veremos com mais detalhe.

   o Totalitarismo teve grande foco na Alemanha e Itália onde aconteceram diversos massacres e opressões nas quais chamaram atenção do mundo. Mas não foi só nesses países que ocorreu os regimes mas sim em outros como Espanha e Portugal sendo adotados o salazarismo e o franquismo fundamentados na ideologia fascista respectivamente.

   O Salazarismo por sua vez se denomina como o ´Estado Novo` português no qual colocou fim ao liberalismo econômico e inaugurou um período marcante de 41 governos com características facistas, autocrata e corporativista onde foi liderado por 35 anos por Antônio de Oliveira Salazar (1889-1970).

   Já o Franquismo ou regime Franquista (1939-1975) foi um sistema ditatorial na Espanha com características fascistas e sendo liderado por Paulino Hermenegildo Teódulo Franco y Bahamonde (Francisco Franco).

   Além desses regimes que foram mau olhados durante tal época, temos outro que comparado ao Nazismo também não foi tão olhado sendo o Stalinismo Russo.

   O Stalinismo foi um regime totalitário que se iniciou com o fim  da revolução russa de 1917 sendo liderado por Josef Stalin no qual foi um político revolucionário comunista e ditador antifacista que liderou a URSS de 1922 até 1953 (sua morte).

   O regime russo por sua vez tem características antifacistas sendo um  regime de esquerda que durou de 1927 a 1953 acabando com a liberdade civil do país.

   Outros regimes que veremos a seguir é o nazismo e o fascismo, principal tema do nosso trabalho.

Nazismo

    O Nazismo foi o grande regime que colocou profundo terror e lágrimas o mundo europeu pelas suas imposições e regras fazendo diversas pessoas, de preferência judeus e negros sofrerem.

   O Nazismo deriva de ´nazi`que por sua vez significa Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães  sendo organizado e liderado por Adolf Hitler em 1920.

   Adolf Hitler foi o homem que liderou a Alemanha Nazista entre os períodos de 1934 a 1945, ditador e líder militar no qual é considerado o monstro da história pelos seus atos. Nascida na Áustria em 1889, Hitler foi um grande soldado do exército alemão tendo ganhado muitas medalhas de honras pelos seus atos durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) . Mas devido a perda da Alemanha em 1918, Hitler ficou abatido pelo fato ocorrido, ficando com uma raiva imensa pelo que a França,de preferência, havia feito com ela no Tratado Versalhes sendo elas abaixo :

- Art 45 : determinava que a Alemanha teria que ceder o território de Sarre que por sua vez era rica em carvão pelo prazo de quinze anos a França;

- Art 51 : determinaria que a Alsácia e Lorena voltaria a ser posse da França;

- Art 119 : determinava que as colônias da Alemanha seria compartilhadas pelos aliados;

- Art 168 : qualquer produção de armas feitas nos país teria que ter aprovação dos aliados;

- Art 198 : determinava que a Alemanha não teria nem aviação e marinha militar.

   Acima são uns dos requisitos feitos no Tratado de Versalhes no qual teve diversas perdas para o povo alemão aumentando com isso, a raiva de Hitler fazendo com que mais tarde, se vingasse.

   Hitler começou sua trajetória como político primeiro, ou seja, o nazismo antes de ser um regime militar era um regime político de extrema direita e nacionalista acima de tudo, com isso , o Nazismo teve grande ascensão com a crise econômica de 1929 que afetou o mundo, no caso, a Alemanha que por sua vez deixou muitos dos alemães desempregados, famintos e miseráveis onde no país restaram apenas os judeus, os grandes ricos da época que passaram por poucas dificuldades naquele período. Com isso, Hitler em sua sã consciência veio a impor que os judeus eram os principais culpados da época, ou seja, culpados pelo que a Alemanha estava passando, por isso o Partido Nazista, ganha uma grande vantagem manipulando o povo alemão de diversas formas, com discursos políticos no qual era a grande força de Hitler, pela comunicação em massa no qual Joseph Goebbles, Nazista que cuidava  das propagandas nazistas, era responsável. Com isso, o povo começa a ser influenciado e entrar em conflito com o povo judeu, negros, homossexuais e outros deixando esses a margem da sociedade e os tratando como lixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com