TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Soninkes E O Imperio De Ghana

Ensaios: Os Soninkes E O Imperio De Ghana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  2.609 Palavras (11 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

A Epistemologia Genética proposta por Piaget é essencialmente baseada na inteligência e na construção do conhecimento e visa responder não só como os homens, sozinhos ou em conjunto, constroem conhecimentos, mas também por quais processos e por que etapas eles conseguem fazer isso. O trabalho tem a intenção de apresentar os conceitos que permeiam a Epistemologia Genética e, como a Teoria da Equilibração é subjacente a ela, se fez necessário apresentá-la também, ainda que de forma sucinta, para se ter um panorama mais abrangente do tema tratado. Vygotsky construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação sujeito - meio. Este trabalho visa apresentar, em linhas gerais, a Epistemologia Genética de Jean Piaget e a Teoria de Vygotsky.

Palavras-chave: Epistemologia Genética; Piaget; Teoria da Equilibração; Teoria de Vygotsky.

*UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Coxim.

1. INTRODUÇÃO

Jean Piaget ganhou notoriedade como psicólogo infantil, mas não era à criança que sua atenção científica estava voltada; sua preocupação era pela capacidade do conhecimento humano e pelo seu desenvolvimento. E como, na sua visão, a criança é o ser que mais notoriamente constrói conhecimento, suas pesquisas e observações voltaram-se para a construção e aquisição de conhecimento pelos homens na idade infantil e na adolescência. Biólogo por formação, psicólogo pela classificação profissional, mas epistemólogo pelo conjunto de sua obra, Piaget descobriu, influenciado pelos seus interesses em psicopatologia, psicanálise, lógica e filosofia, "que no estudo da inteligência infantil a biologia se vincula à filosofia das ciências naturais".

Valendo-se tanto da psicologia empírica como da teoria do conhecimento e em busca de resposta para a questão: "De que modo se desenvolvem, não obstante a sua relativa estabilidade, as estruturas do pensamento e do conhecimento humano?" Piaget elaborou a Epistemologia Genética com colaboração de especialistas de áreas diferentes, visto que ele também se interessava por várias áreas do conhecimento.

Vygotsky foi o principal psicólogo da antiga União Soviética. Sua curta existência e a qualidade de sua obra permitiu que ele fosse comparado ao compositor Mozart. Foi o primeiro a chamar atenção à importância do envolvimento ambiental no desenvolvimento da criança e no processo de formação da mente. Sua metodologia não abria mão da relação teoria – prática, O entendimento da relação entre aprendizado e desenvolvimento ajuda à aplicação correta das teorias educacionais. Para apresentar suas idéias, resolveu primeiro analisar outras teorias que também trabalhavam sobre o desenvolvimento mental.

O trabalho tem a intenção de apresentar os conceitos que permeiam a Epistemologia Genética de Piaget e a Teoria de Vygotsky.

2 Conhecimento e Desenvolvimento

Desenvolvimento e crescimento mental, para Piaget, são devidos à atividade do sujeito que se defronta com o seu meio e a inteligência, ou mais especificamente o desenvolvimento da inteligência é a condição para que os seres humanos construam conhecimento sobre o meio. E se a inteligência é o fator preponderante, como ele a define? Na sua concepção, é necessário defini-la como função e como estrutura. Enquanto função a inteligência deve ser vista como adaptação, ou seja, os processos da inteligência têm como finalidade a sobrevivência do sujeito no meio em que está inserido, modificando-o se necessário for ou se modificando para melhor se adaptar a esse meio. No que tange à descrição, do ponto de vista estrutural, a inteligência é uma organização, ou melhor, ela é uma organização de processos que está associada a níveis de conhecimento. Quando a organização é complexa ela exige um nível de conhecimento mais complexo e quando se trata de uma organização menos complexa a exigência é de um nível de conhecimento inferior. E como a inteligência é uma organização, o desenvolvimento dela não se dá por acúmulos de informações, mas sobretudo por uma reorganização desta troca de inteligências, ou seja crescer é uma forma de reorganizar a própria inteligência de forma a ter maiores possibilidades de assimilação. Se para o desenvolvimento e a capacidade de aprendizagem os animais dependem em grande parte à maturação, no homem a ligação de determinados processos de aprendizagem com o desenvolvimento é atribuída também a outros fatores: "em parte, a fatores sociais; em parte, a fatores cognitivos, que Piaget resumiu sob o nome de equilibração" que em outras palavras seria a tendência ao equilíbrio interno. "A formação de capacidade em períodos sucessivos decorre, no caso mais simples, do fato de competências adquiridas mais tarde pressuporem outras que lhes são anteriores".

2.1 Teoria da Equilibração

A obra de Piaget reuniu um grande número de conceitos que são extremamente importantes para a devida compreensão de sua Epistemologia Genética. Os trabalhos iniciais de sua pesquisa levaram-no a formular a Teoria da Equilibração. A primeira versão desta teoria foi escrita nos anos 50 e depois reformulada nos anos 70. A preocupação em formular de maneira sistemática a teoria subjacente à Epistemologia Genética e em explicar de forma integrada os mecanismos do desenvolvimento intelectual.

2.2 Assimilação

Piaget retira este conceito da biologia, "a assimilação constitui um processo comum à vida orgânica e à atividade mental, portanto, uma noção comum à fisiologia e à psicologia" (1996, p. 47). E se para a fisiologia assimilar o alimento é retirar partes deste alimento para transformar em energia, aqui a assimilação assume um caráter semelhante, ou seja, nos processos cognitivos - na relação sujeito/objeto, quando uma pessoa entra em contato com o objeto de conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com