TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os muitos memoriais da medicina de Pernambuco

Por:   •  10/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

OS MUITOS MEMORIAIS DA MEDICINA DE PERNAMBUCO

Rômulo José Benito de Freitas Gonzales, graduando em Museologia, Universidade Federal de Pernambuco, e-mail: romulobfgonzales@gmail.com; Emanuela Sousa Ribeiro, docente, Departamento de Antropologia e Museologia, Universidade Federal de Pernambuco, e-mail: emanuelasouribeiro@yahoo.com.br.

Introdução:

Destaque da paisagem do ainda verdejante bairro do Derby, o Memorial da Medicina de Pernambuco juntamente com o Centro Cultural Benfica compõem o marco cultural da Universidade Federal de Pernambuco no centro do Recife. Inaugurado em 1927 como sede da Faculdade de Medicina do Recife, o edifício de inspiração neocolonial foi alocado para diversas finalidades, mas sem perder a função para a qual foi construído: a de servir a sociedade como local destinado ao ensino. Após anos sob a posse do Exército, funcionado como Colégio Militar, a UFPE decide reintegrar esse espaço ao meio acadêmico, criando, de fato, o Memorial da Medicina de Pernambuco. Hoje, vários memoriais se reúnem em um só, oferecendo as pessoas conhecimento, cultura e promoção da saúde.

Objetivos:

Discorrer sobre a história e a funcionalidade do Memorial da Medicina de Pernambuco, em especial nas atividades de caráter social que a instituição promove desde a construção do prédio como sede da Faculdade de Medicina até idealização de um espaço cultural.

Metodologia:

Como parte integrante do Memorial, o Museu da Medicina de Pernambuco vem sendo estudado mais a fundo, sobretudo no projeto de extensão da PROEXT Apresentação, preservação e divulgação do Museu da Medicina – UFPE, orientado pela professora Emanuela Sousa Ribeiro. Para esta pesquisa, um estudo da história do Memorial é de fundamental importância, objetivando construir um imaginário coletivo da instituição. Consultas aos arquivos da instituição e relatos de antigos funcionários nos permitiram refletir sobre o papel social do Memorial, através das instituições lá instaladas.

Resultados:

No projeto de restauro e modernização empreendido pela UFPE no antigo prédio da Faculdade de Medicina, no intuito de se criar o Memorial da Medicina de Pernambuco, o espaço físico do Memorial foi dividido de forma a atender instituições que de alguma forma se encontravam ligadas ao meio médico.         Instituições como a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores- Regional de Pernambuco (SOBRAMES-PE), Associação dos ex-alunos da Faculdade de Medicina do Recife, Instituto Pernambucano de História da Medicina, Instituto de Pesquisas e Estudos da 3ª Idade (IPETI), Academia de Artes e Letras de Pernambuco, Academia Pernambucana de Medicina e o Museu da Medicina de Pernambuco, as quais integram a rede de instituições que tornam vivaz o Memorial. Cada uma a seu modo, cada instituição possui uma função e um papel social desenvolvido, a partir de cada área de sua atuação. O Museu de Medicina de Pernambuco, que ocupa grande parte do Memorial, guarda um rico acervo referente à história médica pernambucana, rememorando nas pessoas a história da atuação médica no estado pernambucano. A SOBRAMES e a Academia Pernambucana de Medicina reúnem médicos também atuantes no meio literário, são promotores de atividades culturais como palestras e recitais, aproximando a sociedade da produção dos seus associados. O Instituto de Pesquisas estudos da 3º Idade (IPETI) mantém um núcleo fixo de atividades voltadas à promoção da saúde na terceira idade, realizando encontros periódicos com um grupo de idosos, onde os mesmos recebem um acompanhamento médico e realizam atividades socioeducativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com