TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os sentidos da Guerra da Secessão

Por:   •  5/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.941 Palavras (8 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO

Campus Universitário de Irati

Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

Departamento de História

Matheus Henrique Squiba Pereira

Os sentidos da Guerra da Secessão

Irati – PR

2017

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo analisar os sentidos da Guerra da Secessão, analisando as motivações de cada lado e dando um enfoque em como a escravidão influenciou na guerra. Utilizando também o filme Lincoln (2012) para uma abordagem diferenciada sobre a ação de Abraham Lincoln em busca da aprovação da Décima Terceira Emenda à Constituição dos Estados Unidos.

PALAVRAS CHAVE

Guerra Civil Americana; Guerra da Secessão; Estado Unidos; Norte; Sul; escravidão; Abraham Lincoln, Décima Terceira Emenda.

INTRODUÇÃO

        A Guerra da Secessão é um dos episódios mais importantes e marcantes da história dos Estados Unidos.  Menos de um século após sua independência, os Estados Unidos se encontram diante de um problema que só pode ser resolvido pela guerra, um antagonismo político que afetou toda a nação e marcou profundamente a sua evolução histórica. Mas mesmo sendo algo tão grade, a Guerra Civil não foi uma surpresa e muito menos repentina.         Conflitos entre Norte e Sul era algo comum, porém qual fator leva pequenos conflitos à guerra? Dentre as principais causas para esses conflitos estava a tarifa sobre as importações, onde o Norte deseja subir este imposto como uma proteção na concorrência de matérias-primas, e o Sul desejava baixar o imposto. Outros pontos de divergência entre os lados estão relacionados ao acesso às terras novas conquistadas, natureza de bancos e dinheiro, todas questões que causaram a divisão, mas eram relevadas e de alguma forma resolvidas, mesmo que não completamente. O ponto chave do atrito que leva à explosão da guerra foi a questão da escravidão e a sua abolição. Aqui é necessário subdividir o tema escravidão para tentar entender as motivações de cada lado ao entrar em guerra, pois abolir a escravidão seria algo que interferiria diretamente na economia e abalaria as questões éticas e morais da época, tanto do Sul quanto do Norte.

        O sentido desse trabalho é apresentar os sentidos da guerra da secessão e da abolição da escravidão para os Estados Unidos, explorando o conceito de racismo para a época e a importância da décima terceira emenda na constituição americana. Utilizando o filme “Lincoln” de Steven Spielberg para ter uma visão mais sensível sobre os debates a cerca da aprovação da décima terceira emenda e como isso afetou a guerra da secessão.

Os sentidos da Guerra da Secessão, o Sul

        A segunda metade do século 19 mostra uma homogeneidade na economia de vários países em relação à escravidão, eram totalmente dependentes. Diferente dos estados do Norte, o Sul era voltado para a lavoura, com ênfase na produção de algodão, e para isso era necessário mão de obra. Acabar com a escravidão afetaria diretamente a economia dos estados do Sul, que perderia a sua principal mão de obra em uma época que a produção de algodão estava no seu auge.

Esse é o sentido econômico para o Sul entrar na guerra, o seu desejo não era conquistar o Norte, tomar terras, mas sim separar-se, defender a secessão e a sua independência do Norte e manter a escravidão, para não sucumbir economicamente e tornar-se ainda mais dependente dos estados do Norte.

Outro ponto a destacar que influenciou para o início da guerra é a questão racial. A mão de obra escrava representava não apenas um lucro, mas o estilo de vida da época. Possuir um escravo estava atrelado ao status social e mostrava a soberania e superioridade branca. Pensando dessa forma, é possível analisar um sentido da guerra sob a ideia de superioridade racial.

        Antes de encontrar no negro um escravo, uma mão de obra barata, era encontrado um ser inferior. Assim era visto o negro na América, um instrumento, uma mercadoria apenas. Abolir a escravidão representa também colocar os negros no mesmo nível que os brancos, como livres. Uma das discussões a respeito da abolição seria o próximo passo dos abolicionistas, o que dariam aos negros após a liberdade? Direitos civis? Direito ao voto? É possível ver como a questão racial influenciava no pensamento de iniciar uma guerra para não deixar que negros estivessem na mesma condição que brancos. É preciso ressaltar aqui que os Estados Unidos não estavam divididos em Norte e Sul como em a favor da abolição e contra a abolição, não era um pensamento coletivo e principalmente o preconceito racial não existia apenas nos estados do Sul. No debate entre republicanos e democratas ocorrido no Norte sobre a aprovação da décima terceira emenda é possível encontrar as mesmas preocupações sobre a questão racial. A ideia da aprovação da lei apenas partiu do Norte, mas não era de aceitação geral.

        Podemos destacar então os sentidos da Guerra da secessão para o Sul, voltado para a abolição da escravidão, como econômico, de questão racial e de desejo de liberdade e independência do Norte.

Os sentidos da Guerra da Secessão, o Norte

        Diferente dos estados do Sul, o desenvolvimento econômico e social dos estados do Norte se direcionou a centros urbanos, fábricas, e ainda contou com o desenvolvimento rápido das estradas de ferros. Também houve grandes fazendas, mas o seu foco não foi o mesmo que o Sul. Dessa forma é possível entender que a economia dos estados do Norte não era tão dependente da mão de obra escava como no Sul, sendo essa a maior diferença econômica entre os lados, a relação do trabalho escravo. Esse é um fator que influenciou na decisão de aderir à abolição, pois não afetaria a economia tão duramente.

        Sob o ponto de vista da questão racial, como já foi dito, o preconceito existia também no Norte, não era algo exclusivo do Sul, mas havia uma pré-disposição maior a abolir a escravidão nos estados do Norte. Porém o sentido da guerra para os estados do Norte não foi a escravidão, pelo menos não inicialmente. Fazia menos de um século que os Estados Unidos haviam declarado a independência e isso não basta para desenvolver uma nação no sentido de nação, onde os cidadãos podem reconhecer em si mesmos uma identidade nacional comum, que os conecta. Para os estados do Norte, o principio e sentido da guerra era manter o país unido, não permitindo a secessão do Sul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com