TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ouro, Conjuração E Ideias Emancipatorias

Pesquisas Acadêmicas: Ouro, Conjuração E Ideias Emancipatorias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 2

Ouro, conjuração e idéias emancipatórias:

O contexto do período pré-independência.

Em meados do século XVII, Portugal viveu uma grande crise econômica devido a queda internacional do preço do açúcar que era o forte da sua economia na época. Mas com as descobertas do ouro no final do mesmo período, Portugal pode se equilibrar economicamente. A descoberta de ouro, diamante e esmeraldas nessa região provocou um fluxo populacional vindo de Portugal e de outras áreas povoadas da colônia, São Vicente e o litoral nordestino. Já de inicio, o choque na corrida pelas minas levou a um conflito entre paulistas e grupo composto de portugueses e imigrantes das demais partes do Brasil. Após passar por uma sensível transformação em função da mineração, o Brasil teve o seu pólo econômico aquecido no sudeste do país. Através deste crescimento, teve se então o surgimento de uma vida essencialmente urbana. Essa classe da sociedade, era composta basicamente: por padres, burocratas, artesãos, militares, mascates e faisqueiros.

Processo de Colonização e Organização

do Brasil Colônia

a) Foi uma grande integração comercial com os países do Oriente, e que sedimentou a formação de um amplo mercado consumidor interessado na compra de produtos manufaturados e especiarias provenientes de países como Índia e China. Esse fenômeno representou em primeiro lugar, o processo de consolidação das monarquias na Europa, que contou com o forte apoio da burguesia, tendo em vista o seu interesse em viabilizar a formação de um cenário político estável e a propagação de padrões monetários e tributários que pudessem garantir seus lucros. A partir da grande expansão marítima portuguesa, em busca da conquista de novos territórios, deu se o descobrimento do Brasil.

b) O Direito aplicado pelos portugueses na colônia brasileira, foi o Direito romano que veio para servi como ordem jurídica. Isso foi crucial para o Brasil, dado que as relações sociais daquela época não se assemelhavam às relações de Portugal, exigindo normas próprias e não cópias. A ordenação jurídica vigente em Portugal era uma compilação dos costumes e leis, a qual mudava quando havia um câmbio de reinado. As compilações eram conhecidas como Ordenações do Reino e foram elas: Ordenações Afonsinas (1446), Ordenações Manoelinas (1521), e Ordenações Filipinas (1603).

c) São Gonçalo é um município do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Sua população é de 1 025 507 habitantes em 2013 segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo, atualmente, o segundo município mais populoso do estado (atrás apenas da capital) e o 16º mais populoso do país. No século XVI, quando chegaram os primeiros europeus à região, a mesma era habitada por um desses povos tupis: os tupinambás, também conhecidos como tamoios.São Gonçalo, foi palco, no século XVI, da revolta conhecida como Confederação dos Tamoios, que uniu as tribos tupinambás e os colonizadores franceses contra os portugueses. O fim da revolta se deu com o fortalecimento da colonização portuguesa, com os portugueses se lançando sobre as aldeias indígenas, matando e escravizando a população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com