TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

América Pré-Colombiana

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

América pré-colombiana

No início da Idade Moderna, os primeiros conquistadores europeus chegam à América, onde viviam mais de 100 milhões de pessoas com os mais diversos costumes, línguas e tradições. Dentro desta variada América indígena, destacaram-se civilizações como a dos maias, astecas e incas, capazes de erguer cidades, formar impérios, produzir impressionantes avanços científicos e construir maravilhas arquitetônicas e artísticas.

Essa história de guerras, destruição e doenças é também o início da história do continente que conhecemos hoje como América: índia e europeia, mestiça e múltipla. Muito mais do que ruínas, estes povos conquistados e conquistadores construíram nossas fundações.

 As grandes civilizações indígenas

Durante séculos o continente americano e seus habitantes foram vistos como selvagens, primitivos, inferiores aos europeus. Isso é uma visão europeia, se chama visão eurocêntrica, onde o velho mundo era visto como superior e civilizado.

 Três grandes civilizações se destacaram: maias, astecas e incas.

 Características em comum:

Ponto de vista político: civilizações em um grande nível de organização. Os maias na forma de cidades-estados e no caso de incas e astecas na forma de impérios, ou seja, estados organizados com leis, normas, exército, burocracia própria.

- Estados associados a ideias religiosas, seus governantes eram vistos como representantes das divindades na terra, ou seja, estados teocráticos.

- Sociedades profundamente religiosas, o papel de cada pessoa na pirâmide social, era como parte de uma espécie de plano divino, não podia ser alterada, ou seja, quem nasce pobre, morre pobre.

- Dois grupos se destacam na pirâmide social, os sacerdotes que representam as divindades e os guerreiros, que são os militares. Na base da pirâmide social ficam os comerciantes, artesões, camponeses, que são responsáveis pelo sustento dessas civilizações, eram explorados em regime de servidão coletiva, eram obrigados a trabalhar para sustentar a elite guerreira e a elite sacerdotal.

- A economia era baseada na agricultura, por causa do avanço tecnológico, com os terraços de plantio, juntos com a tecnologia de irrigação e ao conhecimento do calendário e da astronomia estão por trás de uma grande produção agrícola.

Questão

01. Império Inca, que corresponde principalmente aos territórios da Bolívia e do Peru, chegou a englobar enorme contingente populacional. Cuzco, a cidade sagrada, era o centro administrativo, com uma sociedade fortemente estratificada e composta por imperadores, nobres, sacerdotes, funcionários do governo, artesãos, camponeses, escravos e soldados. A religião contava com vários deuses, e a base da economia era a agricultura. Principalmente o cultivo da batata e do milho.

A principal característica da sociedade inca era a:

Ditadura teocrática, que igualava a todos.

Existência da igualdade social e da coletivização da terra.

Estrutura social desigual compensada pela coletivização de todos os bens.

Existência de mobilidade social, o que levou à composição da elite pelo mérito.

Impossibilidade de se mudar de extrato social e a existência de uma aristocracia hereditária.

RESOLUÇÃO

Para os incas, o papel social dos indivíduos era determinado pela vontade divina, o que representava uma espécie de ordem cósmica; portanto, a mobilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com