TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade E Diversidade Social Brasileira

Dissertações: Desigualdade E Diversidade Social Brasileira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  1.841 Palavras (8 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

BELQUICE MÁRCIA VIANA ASSUMPÇÃO

DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

CORUMBÁ-MS

2013

BELQUICE MÁRCIA VIANA ASSUMPÇÃO

DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, das Atividades Interdisciplinares das disciplinas: Ética, Política e Sociedade, Antropologia, Formação social, Política e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social I: Portfólio Individual.

Professores: Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.

CORUMBÁ-MS

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS 4

2.1. A construção da igualdade 4

2.2. Benefícios da inclusão sócios empresariais 7

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1. INTRODUÇÃO

Assim a sociedade aprendeu a ser mais inclusiva, compreensiva e solidária com a deficiência. Hoje, as crianças com deficiência frequentam a escola, saem a rua, brincam, vivem como uma criança dita “normal”. No entanto, ainda temos um longo caminho a percorrer para que todas as pessoas se sintam integradas e apoiadas por todo o mundo. Vários países já criaram leis que protegem os deficientes e que os incluem na sociedade. Um deficiente deve ser considerado um cidadão, isto é, um indivíduo que pode gozar dos seus direitos civis, políticos, económicos e sociais de uma sociedade assim como deve cumprir os seus deveres para com esta. Um cidadão deve ter dignidade, ter honra e ser respeitado por qualquer outro, ou seja, todos os deficientes têm direito a ser respeitados, pois também são cidadãos.

Para que a inclusão social das pessoas com deficiência tenha êxito é necessário que as atitudes e que a visão da sociedade mudem, bem como as das pessoas com deficiência sobre si mesmas e sobre o mundo ao seu redor. Todos devem agir e contribuir para o bem comum e para a construção de uma sociedade inclusiva. A sociedade inclusiva nada mais é do que a consequência da visão social de um mundo democrático, onde se anseia respeitar direitos e deveres. Nesta sociedade todos são iguais e a limitação de um indivíduo não diminui seus direitos. As pessoas com deficiência são cidadãos e fazem parte da sociedade, e esta deve se preparar para lidar com a diversidade humana. A sociedade inclusiva tem como principal objetivo oferecer oportunidades iguais para que cada pessoa seja autônoma e autossuficiente.

2. INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS.

Refletir sobre a questão dos direitos das pessoas com deficiência significa hoje discutir cidadania e democracia, igualdade social e respeito às diferenças. Pensar a mesma questão no contexto brasileiro nos obriga a uma série de análises que envolvem justiça social e direitos humanos e nos levam a considerar as muitas e incontáveis imposições econômicas e sociais que fazem dessa população um radical exemplo de exclusão social em nosso país. Na realidade, a cidadania usurpada das pessoas com deficiência se inscreve entre os nossos mais graves problemas sociais, mas não faz parte da consciência social brasileira. Proponho formularmos a premissa de que para compreender os “direitos da pessoa com deficiência” no Brasil é preciso, antes de mais nada, que os enfoquemos como uma questão de cidadania e de direitos humanos. A necessidade dessa abordagem social e ampla do problema resulta da convergência de três aspectos distintos.

2.1. A construção da igualdade

Discutir as possibilidades de mudança nas questões que envolvem o social é na realidade um desafio. Mobilizar a sociedade e chamá-la a participar, colocando em circulação questões que antes não apareciam, é uma tarefa difícil, principalmente quando governo e sociedade, sujeito e objeto, estão reunidos na mesma inconsciência da questão. É preciso tornar mensagem a questão da pessoa com deficiência, superar o vazio e o preconceito nela existentes, fazendo com que a conscientização seja um processo eficiente de intervenção. Existe uma grande batalha a ser travada, a conscientização do Estado e da sociedade. E pode, e deve, existir um grande aliado: a informação. Os centros de produção de conhecimento, em especial a universidade como produtora e disseminadora de saber, podem ser a base para a construção dessa aliança. Mas são os meios de comunicação, divulgadores de conhecimento e formadores de opinião, que definirão a mudança de atitude social. Só com um novo pacto, com o engajamento dos formadores de opinião, poderemos construir uma nova consciência sobre a deficiência. É preciso fazer conhecida sua questão social, é preciso produzir e fazer circularem informações, mobilizar comunidades, chamar à participação, construir políticas públicas.

Direito ao trabalho

Durante anos a sociedade excluiu as pessoas com deficiência do convívio social. Esta exclusão se reflete até hoje em diversos setores da sociedade. Como foi dito anteriormente, várias leis foram criadas visando a inclusão dos cidadãos com deficiência, mas algumas delas foram concebidas quando ainda se tinha pouco conhecimento sobre este público e suas limitações, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com