TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRE HISTORIA

Exames: PRE HISTORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  2.178 Palavras (9 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 9

MÓDULO:

HISTÓRIA GERAL – 60h

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Discorra sobre a Pré-História destacando as principais características dos períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.RESPOSTA; Paleolítico:o homem era nômade vivia da caça da pesca colheita de frutos lascavam as pedras e usavam como instrumento de trabalho produzir e conservar o fogo no período neolítico o homem descobriu a agricultura tornou se sedentário domesticou animais criou rebanhos enfim já não dependia mais tantoda pesca caça e coleta de frutos começaram viver em sociedadeaprenderam a usar a roda polir pedras ossos de animais que usavam para produzir facas anzoise machado inventou a cerâmica e percebeu que cozinhando a terra podia fabricar vasos e vasilhas para guardar água e armazenar alimentos etc.idade dos metais:os instrumentos de trabalho já eram mais eficientes desenvolveram a vida em comunidade e posteriormente nas cidades .

2. Os historiadores convencionais dividiram a história em períodos conhecidos como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Escreva sobre a duração de cada um dos períodos e sobre suas principais características relacionadas à religião, à política e à sociedade. RESPOSTA;

3. Que contribuições os antigos egípcios deixaram para a humanidade nos campos da economia, política, ciência, cultura e religião?

RESPOSTA; A sociedade egipicia baseava se na principalmente na agriculturapraticavam o comercio de mercadorias e artesanatodedicavam se a pecuária criavam porcos cabras e bois. Usavam papiro para fabricar papeis cordas cestas e sandálias eram os melhores tecedeiros exportavam cereais vinhos pedras preciosas entre outros.trocavam produtos sem usar moedas acreditavam em vários deuses e que eles tinham poderes sobre os humanos.

4. Quais eram as propostas e os objetivos dos atenienses e dos espartanos no campo da educação?RESPSOTA; O estado controlava os espartanos para se tornarem bons soldados ate os sete anos eram criados pelas mães depois o estado era quem cuidava deles ate os sessenta anos os meninos ate os 18 aprendiam ler e escrever e sofria muitos castigos dos 18 aos 30 se dedicavam somente ao exercito as meninas eram educadas em casa para educarem quando mães os futuros soldadosna educação ateniense quem podia pagar o ginásio era acompanhado de um escravo chamado pedagogo

5. Disserte sobre as principais heranças deixadas pelos romanos à nossa cultura, ressaltando aspectos tipicamente romanos da época, como a república, o direito, o exército e a sociedade dividida nas classes dos patrícios e dos plebeus.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Reflita sobre a concepção de cidadania e democracia ateniense no período da Grécia Antiga. Registre suas impressões.

2. Compare a política romana do “Pão e Circo” com nossa política e cultura atuais e suas intencionalidades.RESPOSTA; nos dias de hoje a política pão e circo ainda esta presente em nosso pais e continua a mesma so tem outro nome balça familiar

3. Escreva sobre a importância da existência do Rio Nilo para a prática da agricultura no Egito antigo.

4. As pirâmides foram destaques no Egito Antigo. Para que foram erguidas as pirâmides?

5. Faça uma pesquisa sobre a polis (cidades-estados gregas) e anote suas principais características.

6. Quais as principais premissas da doutrina cristã e os aspectos em que conflitavam com a autoridade do imperador romano?

7. Escreva um resumo sobre o fim do Império Romano do Ocidente e suas causas.

8. Realize uma pesquisa sobre a cidade de Constantinopla e sua relação com o fim da Idade Antiga.

UNIDADE 2

HISTÓRIA MEDIEVAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Qual era o papel desempenhado pela Igreja durante a Idade Média e em que medida essa instituição influenciava o modo de vida da população?

2. Faça uma síntese do processo de expansão árabe no período medieval.

Fundado pelo rei moraceli. Funcionou da seguinte maneira:era passado de pai para filho e tinha aliança com a igreja.

3. Descreva o que foi e como funcionou o Império Carolíngio.RESPOSTA;

4. Conceitue feudalismo, destacando suas principais características.RESPOSTA; Produção auto suficiente destinada ao consumo não a troca. Sociedade estamental a posição do individuo se define pelo nascimento e pelo prestigio poder político local monopolizado pelo senhor feudal e descentralizado em relação ao rei.

5. Em que medida as consequências das Cruzadas contribuíram para a decadência do sistema feudal? Politicamente antes de sua saída penhoravam suas terras aos camponeses para facilitar sua liberdade muitas pessoas partiam em expedições procurando condições melhores de vida e não voltaram mais mudaram as aspirações vsociais de boa parte da população antes o ideal era tornar se santo ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com