TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO ESPECÍFICO DE HISTÓRIA

Artigo: PROJETO ESPECÍFICO DE HISTÓRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO ESPECÍFICO DE HISTÓRIA

História do Brasil em verso e prosa através da literatura de cordel

Publico

Alunos do EJA( Educação de Jovens e Adultos)

OBJETIVOS

Reconhecer a importância da literatura de cordel enquanto patrimônio histórico e cultural de um povo, incentivando a redescobrir os fatos e acontecimentos que marcaram a História do Brasil.

Estimular a leitura, produção e edição de folhetos de cordel.

Compreender a função social da Literatura de Cordel que, independente da temática escolhida, atua como um veículo de propagação de valores culturais tradicionais pertinentes ao povo de uma região.

Compreender os resultados do trabalho dos cordelistas fazendo relação com sua própria experiência de aprendiz e com sua experiência de vida enquanto cidadão de uma região.

JUSTIFICATIVA

A literatura de Cordel é uma poesia popular em que o poeta canta suas estrofes e depois as mesmas são impressas em folhetos.

Os temas mostram o cotidiano de um povo.

A poesia popular, enquanto literatura oral já existe há mais de 3.500 anos. No Brasil o cordel chegou, trazido de Portugal, onde era vendido como "folhas soltas", mas foi com um poeta nascido em Pombal, que ele ganhou celebridade. Foi Leandro Gomes de Barros quem primeiro passou a editar e comercializar, no final do século XIX, o folheto na forma tal como temos atualmente, por isso ele é considerado o patriarca dessa expressão popular e a Paraíba é tida como o berço da literatura de cordel.

Este tipo de literatura é vendido pendurado em cordas, por isso o nome: Cordel.

O Cordel, é uma forma tradicional de nossa literatura popular, é escrito para ser lido e cantado. Na literatura de cordel o poeta expressa a diversidade cultural de um povo, os costumes, crenças, e tudo isso é cantado com uma canção bonita, cativante.

Entendo que, nos meios escolares, a Literatura de Cordel deve ser valorizada, representando essas características que compõem a identidade de cada região e a espontaneidade da Arte Popular. a literatura de Cordel propõe esta integração entre a arte, professor, aluno, escola e esta cultura popular de diferentes épocas, possibilitando este contato popular com uma região, com sua história, e com sua linguagem popular torna mais fácil a compreensão do texto.

Recursos didáticos

Usos de livretos de cordel

Vídeos

Artigos e reportagens da época a ser discutida

Internet

Apresentação em Data Show

Acompanhamento e avaliação

Pesquisar em biblioteca a história da literatura de Cordel, e sua região.

Pesquisar personagens importantes para a história

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com