TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Trabalho Universitário: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  1.355 Visualizações

Página 1 de 8

1) Conceitue de maneira breve os seguintes aspectos da nossa primeira unidade.

A - O Conceito de Psicologia: A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Deriva-se das palavras gregas: psiquê que significa “alma” e loggia que significa “estudo de”.

B - Objeto de estudo da Psicologia: O objeto de estudo da psicologia de forma bem ampla é o homem, porém a psicologia não é considerada totalmente cientifica, pois o pesquisador ao mesmo tempo em que pesquisa ele também está inserido na sua própria pesquisa, agregando seus pensamentos e emoções a pesquisa tornando a pesquisa cientificamente inválida.

C - O histórico científico da Psicologia da Educação:

O marco histórico do início da Psicologia Científica foi à criação do primeiro laboratório de Psicologia Experimental do mundo, por Wilhelm Wundt (1832 - 1920), em 1879, na Alemanha. No início, para emancipar-se da Filosofia, a Psicologia se revestiu da terminologia da Fisiologia.

2) Assistam ao Filme: “O ENIGMA DE KASPAR HAUSER”. Kaspar Hauser passou os primeiros anos de sua vida aprisionado numa cela, não tendo contato verbal com nenhuma outra pessoa, fato esse que o impediu de adquirir uma língua. Porém, logo lhe foram ensinadas as primeiras palavras e, com o seu posterior contato com a sociedade, ele pôde paulatinamente aprender a falar, da mesma maneira que uma criança o faz. Assistido, ao final, vá para nosso Caderno Didático, na unidade dois, e conceitue as concepções das teorias do desenvolvimento e aprendizagem, bem como as suas repercussões na educação.

Em síntese, para os comportamentalistas ou behavioristas, cujos trabalhos se fundam numa perspectiva empirista, o indivíduo não é agente da sua aprendizagem, sendo governado pelos estímulos do ambiente. Através do controle adequado dos estímulos, manipula-se, condiciona-se, determina-se o comportamento humano.

Para os psicólogos da teoria da Gestalt, de base racionalista, a ênfase recai nos processos hereditários e maturacionais, sendo que o indivíduo, nessa abordagem, já nasce com a estruturas de comportamento definidas.

Para os teóricos de base interacionista, o comportamento humano é resultante da interação de processos hereditários, maturacionais, bioquímicos e ambientais. Síntese indissolúvel da relação indivíduo e meio.

Entretanto, uma quarta referência será abordada, embora suas formulações não tenham sido elaboradas diretamente para a educação. Trata-se da Psicanálise, que em sua abordagem sobre a educação, no convívio social, volta-se para a aprendizagem do controle dos instintos, além de um alerta feito por Freud, aplicáveis à escola, ao recomendar "finalidades mais elevadas e isentas das exigências reinantes na sociedade."

3) Tratamos, em nossa terceira unidade, das principais teorias da Psicologia no século XX. Inúmeros autores trazem as principais correntes teóricas desse período. Descreva-as de maneira breve.

O Behaviorismo: Se desenvolve no contexto dos Estados Unidos, com Watson, e seu maior

expoente foi SKINNER. Traz uma concepção ambientalista. Define o fato psicológico segundo os princípios da ciência positivista. Defende o rigor das ciências naturais. Nessa abordagem, o fato psicológico deve ser passível de ser observado, mensurado e experimentado em laboratório. Dessa forma, é possível conhecer, prever e controlar o comportamento humano.

A Gestalt: Surge na Europa e se contrapõe aos princípios defendidos pelo Behaviorismo. É um termo alemão que pode ser traduzido por FORMA, busca compreender o comportamento humano na sua totalidade.

A psicanálise: Nasce na Áustria, com Sigmund Freud. Destaca a importância da afetividade

e do inconsciente, quebrando o primado do método positivista e postulando outro método para

o estudo dos fenômenos psicológicos.

Teorias Interacionistas: Teoria de Jean Piaget e a Teoria de Vygotsky. São teorias que fogem a qualquer noção determinista dos fatos psicológicos. Buscam compreender os processos de desenvolvimento e de aprendizagem e suas interações, levando em consideração a realidade (objeto do conhecimento) e o sujeito que conhece.

4) Em nossa quarta unidade, a teoria Comportamentista Behaviorismo nos chama a atenção. Seguindo essa teoria, discorra sobre como as crianças aprendem e qual o papel do professor.

As crianças aprendem melhor com o uso de recompensas e reforços positivos do comportamento adequado é mais atrativo do ponto de vista social e pedagogicamente mais eficaz. O professor é considerado o transmissor de conhecimento ao aluno e administra as condições da transmissão do conteúdo. Sua tarefa é modelar respostas apropriadas aos objetivos instrucionais, sendo que a principal é conseguir um comportamento adequado.

5) A teoria gestaltista ocupou toda a nossa quinta unidade. Para que ocorra aprendizagem é preciso haver a experiência e a percepção que são mais importantes do que as respostas dadas pelos aprendizes. O indivíduo no mundo está experienciando todo o tempo. Descreva, de maneira sucinta, esta teoria.

A Teoria da Gestalt se baseia em leis da percepção humana das formas para a compreensão das imagens e ideias, onde os elementos constitutivos são agrupados de acordo com as características que possuem entre si, como por exemplo, Pregnância ou Boa Forma, Semelhança ou Similiaridade, Proximidade, Continuidade, Fechamento e Experiência Passada.

6) Na Abordagem Centrada na Pessoa, conforme nossa sexta unidade, como nos diz Carl Rogers, ”a principal premissa é que o homem é, em essência, um organismo digno de confiança, que tende naturalmente a desenvolver suas potencialidades para se conservar e se enriquecer. Na abordagem rogeriana, como é considerado o conhecimento, a aprendizagem, o professor e o indivíduo?

O conhecimento sempre está em transformação pelas novas descobertas, principalmente hoje, em um mundo globalizado, com transformações muito rápidas, inclusive o conhecimento científico. A vida torna-se, nessa perspectiva, um processo de mudança - tudo ao redor é questionável e tudo se mistura.

A aprendizagem precisa ser contínua nesse processo, de forma que a pessoa seja capaz de se adaptar às mudanças que ocorrem durante a sua vida. Todos sabem alguma coisa e todos aprendem alguma coisa com alguém. É nesse contexto que Rogers vai expor a sua teoria.

O professor passa a ser considerado um facilitador da aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com