TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panorama histórico do povoamento da América

Por:   •  8/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 7

Final da era glacial pra nossa era geológica atual (pescoceno (?) - holoceno), a era do derretimento e do aquecimento.

Para os clovistas, essa cultura deu origem à todas as outras do continente e os achados de povos comprovam a teoria de bering. a população teria avançado até se estabelecer na região que atualmente corresponde ao novo méxico. clovis-first.

Walter Neves e Piló. as pontas de projéteis da região amazônica, da patagonia e dos andes, por exemplo, não dão indíceis de serem variações da ponta de clovis. além disso, existe o cranio de luzia, datado de 11 a 11,5 mil anos atrás. nenhum dessas teorias nega que o estreito de bering foi de fato uma passagem, existem fatores que comprovam isso, como rochas de mesma origem encontradas nos dois lados da passagem e animais da mega fauna que também fizeram essa passagem. morfologia da luzia - forma do cranio e os estudos apontam que luzia nao era caucasoide ou mongoloide, ela tinha características negroides e polinesias, o que pode indicar uma passagem transatlantica ou transpacifica.

os achados no sitio alguma coisa sul de minas gerais são anteriores à clovis. datações superiores a 100 mil anos.

2 fatores conspiram contra a aceitação da presença humana pré clovis em santana do riacho: o fato de a camada, datada em 11,9 mil anos, não ser necessariamente produto direto da ação humana e o fato de que apenas uma única datação por um único método ter sido realizada nesse período.

texto de neves e piló:

em síntese, pode-se afirmar que o conjunto de datações pleistocenicas ja obtidas na america do sul aponta fortemente para a ideia de que os humanos chegaram ao novo mundo antes da cultura de clovis se estabelecer no interior do território que hoje corresponde aos estados unidos, por volta de 11,4 mil anos, mas não muito antes disso. se o homem estava mesmo presente na america do sul por volta de 12 mil anos, é bem provável que tenha ingressado no extremo noroeste da américa do norte por volta de 13 ou 14 mil anos, levando em consideração o que sabemos sobre a capacidade de expansão de grupos caçadores-coletores.

outra característica que quebra o dogma de clovis é que o propalado corredor livre de gelo nunca teria existido ou, caso tenha existido, foi em momentos muito anteriores ao estabelecimento dessa cultura no continente americano. assim, nos últimos anos tem ganhado força a teoria de que os primeiros a povoarem o continente não teriam entrado no continente pelo interior do estreito de bering e da america do norte e se dispersado como uma grande onda em direção ao sul. para muitos, a primeira entrada do homem no continente se deu pela costa, através da navegação de cabotagem, com embarcações simples e precárias, bordejando o litoral da sibéria, depois o do próprio bering e por último a costa pacífica das américas. informações mais recentes sobre a paleoecologia dizem que seria impossível uma expansão em direção ao sul pelo interior, pois este estava vastamente coberto por uma espessa camada glacial. é provável que pelo final do pleistoceno, apenas as linhas litorâneas tenham se mantido habitáveis.

  • Parque Nacional Serra da Capivara:

Sítio de destaque: toca do boqueirão da pedra furada

Localização: Piauí

Patrimônio da humanidade

Em 1978, Niede Guidon encontrou artefatos datados em 50000 anos. A data mais antiga até entao ja imaginada para a chegada do homem ao local

Foram encontrados centenas de registros de pinturas rupestres no local. Pinturas que representam diversos costumes e atividades cotidianas das civilizações da época.

Recentes trabalhos no pedestal do Boqueirão da Pedra Furada e no local ao ar livre próximo do Vale da Pedra Furada têm produzido mais evidências para a ocupação humana que se estende por mais de 20.000 anos, argumento é apoiado por uma série de datações por C-14 e OSL (luminescência estimulada opticamente), e pelo análise técnica do conjunto de ferramentas de pedra.

Niéde tenta provar que o povo chegou à América MUITO antes do povo de Luzia. A teoria dela é de que há mais de 80 mil anos os primeiros humanos vieram pra cá direto da África cruzando o atlântico através de balsas.

Ela se baseia nas ferramentas de pedra lascada.

  • Lagoa Santa

Localização: Minas Gerais

Datações de 13 mil anos.

Fósseis de animais da mega fauna. Sítio estudado por Andre Prous. Local do encontro do esqueleto de Luzia.

Luzia era negroide, parecida com os aborígenes australianos e totalmente diferente dos indios que conhecemos.

Luzia teria sido partida da primeira população de pessoas a ocupar o continente. Sua população teria atravessado o estreito de bering há 14 mil anos e descido até o brasil pelo alasca e, 11 mil anos depois, teriam vindo pra cá os antecedentes dos indíos atuais.

Entre 2008 e 2011, Lourdeau conduziu as escavações do sítio da Toca da Tira Peia, saíram dali 113 artefatos indiscutíveis. Em 2012, os resultados começaram a ser publicados. O trabalho concluiu que alguns artefatos encontrados têm pelo menos 22 mil anos. Se estes forem aceitos pela comunidade arqueologica, serão os mais antigos indícios de presença humana no continente americano.

Niède Guidon, em 1978, convenceu o governo francês a criar uma missão arqueológica para o estudo da pré-história do Piaui. Dessa forma, foi descoberto um dos principais sítios arqueológicos da Serra da Capivara, a Toca do Boqueirão da Pedra Furada. Neste sítio, mais de mil pinturas rupestres individuais foram catalogadas e diversas pedras que aparentavam ter sido lascadas por humanos foram encontradas, assim como carvões que Niède acreditava terem sido pertencentes a fogueiras intencionais.

Os carvões foram enviados a um laboratório francês para serem datados. Ao receber o resultado, a arqueóloga soube imediatamente que suas escavações na área deveriam ser ampliadas, as amostram possuíam cerca de 26 mil anos. Tal datação foi um divisor de águas na comunidade arqueológica. Se o homem havia chegado na América há apenas 13.500 anos, de acordo com a teoria clovista, como era possível que ele estivesse no Piauí há cerca de 30 mil anos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com