TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para Refletir A Pegdagogia

Trabalho Escolar: Para Refletir A Pegdagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  2.500 Palavras (10 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 10

(Cronologia)

ANO HISTÓRIA

DA EDUCAÇÃO

BRASILEIRA HISTÓRIA

DO

BRASIL HISTÓRIA

GERAL

DA EDUCAÇÃO HISTÓRIA

DO

MUNDO

1889 · Ferreira Viana, Ministro do Império dizia ser fundamental formar "professores com a necessária instrução científica e profissional".

· Em sua última fala do trono Sua Majestade pedia empenho para a criação de um ministério destinado aos negócios da Instrução Pública.

· Os alunos matriculados nas escolas correspondem a 12% da população em idade escolar. · O Marechal Deodoro da Fonseca proclama a República.

· D. Pedro II e sua família embarca para a Europa.

1890 · Com a Proclamação da República, no Governo Provisório do Marechal Deodoro da Fonseca, torna-se Ministro da Instrução Pública, Correios e Telégrafos Benjamin Constant Botelho de Magalhães.

· O Decreto 510, do Governo Provisório da República, diz, em seu artigo 62, item 5o, que "o ensino será leigo e livre em todos os graus e gratuito no primário".

· O índice de analfabetismo no Brasil é de 67,2%.

1891 · A Constituição estipula o ensino leigo nas escolas públicas, em oposição ao ensino religioso.

· É Ministro da Instrução Pública, Correios e Telégrafos João Barbalho Uchoa Cavalcanti.

· No Governo de Floriano Peixoto são Ministros da Instrução Pública, Correios e Telégrafos: José Higino Duarte Pereira (interino) e Fernando Lobo Leite Pereira. · É promulgada a primeira Constituição da República.

· A Assembléia Constituinte elege o Marechal Deodoro da Fonseca Presidente e o Marechal Floiriano Peixoto, Vice·Presidente.

· Marechal Deodoro da Fonseca renuncia a Presidência e assume seu Vice Marechal Floriano Peixoto. · Morre em Paris D. Pedro II, ex·Imperador brasileiro.

1892 · É extinto o Ministério da Instrução e a educação passou a constituir uma diretoria do Ministério da Justiça e Negócios Interiores, sendo Ministros Inocêncio Serzedelo Correia (interino) e Alexandre Cassiano do Nascimento. · O militar Cândido Rondon inicia a instalação de linhas telegráficas no interior do Brasil.

1893 · É criado, em São Paulo, o Instituto Adolfo Lutz e a Escola Politécnica. · No Rio de Janeiro eclode a Revolta da Armada contra a posse de Floriano Peixoto.

· No Rio Grande do Sul eclode a Revolta Federalista.

· O beato Antonio Conselheiro funda, no sertão da Bahia, o Arraial de Canudos.

1894 · São Ministros da Justiça e Negócios Interiores, no Governo Prudente de Morais: Antonio Gonçalves Ferreira, Alberto de Seixas Martins Torres, Bernadino José de Campos (interino) e Amaro Bezerra Cavalcanti. · O paulista Prudente de Moraes assume a Presidência da República.

· Charles Miller realiza em São Paulo a primeira partida de futebol entre funcionários de duas empresas.

1895 · É Criado o Museu Paulista.

· É criada a Escola de Engenharia do Mackenzie College, em São Paulo.

· É fundada a Academia Brasileira de Letras por Machado de Assis.

1897 · Os alunos da Escola Militar do Rio de Janeiro iniciam uma rebelião. · Morre Antonio Conselheiro e Canudos, no sertão da Bahia, é totalmente destruída.

1898 · São Ministros da Justiça e Negócios Interiores, no Governo Campos Sales: Epitácio da Silva Pessoa e Sabino Alves Barroso Júnior. · O paulista Campos Sales é o presidente da República.

1899 · É criado, em São Paulo, o Instituto Biológico, o Butantã, cuja direção foi confiada a Vital Brasil.

ANO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA HISTÓRIA DO BRASIL HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO HISTÓRIA DO MUNDO

1901 · É criado, no Rio de Janeiro, o Instituto Soroterápico Federal, ou a escola de Manguinhos, dirigido por Oswaldo Cruz.

· É criada a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba.

1902 · São criadas, em São Paulo, as Escolas de Comércio Álvares Penteado e do Mackenzie College.

· São Ministros da Justiça e Negócios Interiores, no Governo Rodrigues Alves: José Joaquim Seabra e Félix Gaspar de Barros e Almeida. · Realiza-se em São Paulo o primeiro Campeonato de Futebol do país. · Cuba conquista sua independência da Espanha e cai num colonialismo imperialista dos Estados Unidos.

1906 · É Ministro da Justiça e Negócios Interiores, no Governo Afonso Pena: Augusto Tavares de Lyra. · Maria Montessori abre no bairro de São Lourenço, periferia de Roma, na Itália a sua primeira Casa dei Bambini

1907 · O Instituto Soroterápico Federal passa a se denominar de Instituto de Patologia Experimental.

1909 · É Ministro da Justiça e Negócios Interiores, no Governo Nilo Peçanha: Esmeraldino Olímpio Torres Bandeira.

· A Confederação Operária Brasileira organiza comícios em protesto contra a execução de Francisco Ferrer, educador anarquista espanhol. · Henry Ford cria a linha de montagem para construir seus automóveis Ford.

1910 · São Ministros da Justiça e Negócios Interiores, no Governo Hermes da Fonseca: Rivadávia da Cunha Correia e Vladislau Herculano de Freitas. · Grupos de marinheiros, liderados pelo gaúcho João Cândido, assumem o comando de algumas embarcações ancoradas na Baía da Guanabara, iniciando a Revolta da Marinha ou a Revolta da Chibata. · Tem início a Revolução Mexicana, liderada pelos camponeses Pancho Villa e Emiliano Zapata.

1911 · Surge a Lei Orgânica de Rivadávia Correia, estabelecendo o ensino livre e retirando do Estado o poder de interferência no setor educacional.

1914 · É fundado o Centro de Estudos Sociais por José Oiticica e Fábio Luz.

· São Ministros da Justiça e Negócios Interiores, no Governo Venceslau Brás: Carlos Maximiliano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com