TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patrimonio material e imaterial

Por:   •  25/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA– UNEB 

CAMPUS-V 

COLEGIADO DE HISTÓRIA 

 

Rita de Cássia de Oliveira Carmo1 

Joaquim José de S. Andrade 

Diogo Ferreira dos Santos 

Helder Giovanny 

 

 

 

“Ternos, Reisados, Mesas e Oferendas - Diversidade Religiosa no Bairro Andaiá, Santo Antonio de Jesus-BA;

Introdução 

As religiões desempenham, historicamente, papel importante nas relações sociais, políticas e econômicas em nossa sociedade. O pluralismo religioso destaca-se como fenômeno marcante da democracia no Brasil, ainda que, muitas vezes, este pluralismo resulte em inúmeros conflitos entre as diversas vertentes religiosas locais (Instituto de Estudos da Religião, 2010). As religiões possuem três características em comum de acordo com Marcus Valério (2003): propõem alguma explicação sobre o Universo, propõem alguma solução para a expectativa futura da inexistência e propõem alguma legislação sobre como se harmonizar com o invisível.

Sobre o primeiro item, qualquer religião tem algo a dizer sobre o mundo a nossa volta, explicando como e por que certas coisas ocorrem. O segundo item aborda a visão da religião como salvação quando deixarmos de existir, ou seja, nossa possibilidade de transcender a morte. O terceiro item trata da orientação, em menor ou maior grau, que as religiões dão aos seus fiéis dizendo o que devem fazer para atingirem determinado resultado. No Brasil, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010) há o predomínio de religiões monoteístas e a maioria da população brasileira considera-se católica, mas uma  porcentagem cada vez maior de  evangélicos convive relativamente de maneira pacífica com a outra. Entretanto há uma grande porcentagem de brasileiros não religiosos e este fator talvez tenha haver com um fenômeno ainda de todo não compreendido. Os dados do IBGE foram calculados sobre a população total do nosso país, mas variam entre as diferentes regiões aqui existentes . Neste trabalho, estudaremos a diversidade religiosa do Bairro Andaiá, em  Santo Antonio de Jesus, BA, e com isso, poderemos estimar se esta comunidade segue ou não os padrões nacionais.

 

Justificativa

Sabemos que hoje existe um grande déficit no ensino da noção de patrimônio, seja cultural, material ou imaterial, no ensino de História nas escolas brasileiras em geral. É sabido que esta relação cidadão-patrimônio ainda não é uma via de mão dupla, pois esta noção de orgulho e pertença simplesmente não é ensinada (pelo menos como se deveria), não disseminada e incutida durante grande parte de sua educação formal.

A Constituição Federal de 1988 revitalizou e ampliou o conceito de patrimônio estabelecido pelo Decreto-lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, substituindo a nominação Patrimônio Histórico e Artístico, por Patrimônio Cultural. Essa alteração incorporou o conceito de referência cultural e significou um aprimoramento importante na definição dos bens passíveis de reconhecimento, sobretudo os de caráter imaterial. Nesse sentido o projeto tem como objetivo fortalecer, valorizar e garantir o repasse e a difusão dos conhecimentos empíricos que  perfazem      o imaginário religioso e cultural do bairro Andaiá. Através desta  pesquisa, buscaremos contribuir de alguma maneira para a preservação e legitimação da identidade cultural  dos comunitários deste lugar específico da cidade de Santo Antonio de Jesus e sua interação entre diferentes setores da sociedade santantoniense.

Espera- se   que ao final deste trabalho as informações registradas  sejam empregadas na  construção     de   saberes    sob   a perspectiva de várias temáticas no ambiente ensino-aprendizado escolar, principalmente no que se diz respeito ao conhecimento sobre patrimônio imaterial. Portanto, esta pesquisa se faz necessária no sentido de que esta grande lacuna ainda não foi preenchida e que através deste projeto, possamos  ter um panorama geral da relação dos moradores do lugar com sua fé ou suas fés.

Metodologia  

O presente projeto, visa a pesquisa e análise da diversidade religiosa no bairro Andaiá, situado na cidade de Santo Antônio de Jesus-BA, com a finalidade de valorização e significação deste patrimônio histórico e cultural do mesmo. Tentaremos abarcar também um pouco da história dessas relações e diversidades culturais desenvolvidas no bairro, além de adentrar e buscar compreender os meandros do forte sincretismo religioso que é uma característica profunda do lugar. Acreditamos que apenas através de uma forte e efetiva ação educativa, atingiremos o desenvolvimento de uma consciência voltada para a preservação do patrimônio cultural de nossa cidade, além de contribuir para o avanço do ensino e valorização do patrimônio imaterial como um todo, de preferência nos eixos Fundamental I e II, além do Ensino Médio. Usaremos como base para tanto todo o referencial teórico e metodológico discutido na disciplina Patrimônio, e visaremos sempre discutir o conceito de patrimônio e sua significação na vida em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (174.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com