TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patrimônio Material E Imaterial

Casos: Patrimônio Material E Imaterial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  1.324 Visualizações

Página 1 de 4

PATRIMÔNIO HISTÓRICO MATERIAL

O patrimônio material é o conjunto de edifícios, obras de arte, documentos, monumentos, fotos e outros objetos pertencentes a um lugar. Ou seja, são coisas que têm um valor histórico ou sentimental para os habitantes de uma região, pois se referem às origens e à forma que escolhemos para sermos lembrados.O patrimônio histórico no Brasil é regulado e protegido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que surgiu em 1937 com o objetivo de registrar (tombar) e conservar os bens históricos.

Antes, eram consideradas patrimônio material somente coisas que faziam referências a homens com poder ou à tradição da civilização católica e européia, implantada pelo colonizador português. Os bens tombados geralmente eram Igrejas, construídas com ouro extraído das minas ou prédios ligados às instituições públicas: câmaras municipais, cadeias e casas de autoridades (padres, prefeitos, comerciantes).

Hoje a visão que temos sobre o patrimônio material já está mais ampliada, o estudo da história também está se preocupando em manter acesa a lembrança de pessoas comuns e dos modos de vida de camponeses e trabalhadores. Assim, por exemplo, um meio de transporte como o trem é um bem material que pode nos falar sobre o crescimento econômico e a formação de cidades por onde passam estradas de ferro. Podemos falar também das casas de farinha, vilas operárias, senzalas e objetos da cultura indígena como armas, adornos ou cerâmicas, produzidos por nossos antepassados.

PATRIMONIO IMATERIAL

Patrimônio cultural imaterial (ou patrimônio cultural intangível) é uma concepção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

Em São João Del-Rei, Minas Gerais, um exemplo de patrimônio cultural imaterial é o modo de tocar dos sinos, cuja "linguagem" é peculiar meio de comunicação e está sendo objeto de registro pelo IPHAN. Em Minas Gerais, por exemplo, a técnica artesanal de se de fazer o queijo minas (Queijo do Serro, especialmente) é importante registro de patrimônio intangível.

Em Pirenópolis, Goiás, outro exemplo de patrimônio imaterial é a Festa do Divino de Pirenópolis, criada em 1819 e festejada até hoje. É na Festa do Divino que são apresentadas as Cavalhadas, represeentação da luta entre mouros e cristãos na Idade Média.

MUSEU DOS BRINQUEDOS

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA...

O Museu dos Brinquedos existiu informalmente de 1986 a 1999 sob a coordenação de Luiza de Azevedo Meyer. Nesse período foram realizadas exposições itinerantes em shoppings, casas de cultura e galerias de arte. Com o falecimento da idealizadora em 2000, familiares e amigos deram prosseguimento ao projeto e criaram o Instituto Cultural Luiza Azevedo Meyer em sua homenagem. Em outubro de 2006, foi inaugurado o Museu dos Brinquedos, numa casa tombada pelo IPHAN, na Av. Afonso Pena, 2564, em Belo Horizonte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com