TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Existem dois tipos de patrimônios culturais, o patrimônio material e o imaterial.

Por:   •  4/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6]

Existem dois tipos de patrimônios culturais, o patrimônio material e o imaterial.

O patrimônio material são os palpáveis como os monumentos, os conjuntos e os locais de interesse, alguns exemplos como: as construções, sítios paisagísticos, museus, acervos fotográficos, arquivos, cinema, documentos. Essa definição é feita a partir de uma visão eurocêntrica, que está nos moldes de uma matriz francesa iluminista, porém, o que faz aquilo se “transformar” em um patrimônio cultural é todo conhecimento e cultura que é colocada no objeto em questão, o patrimônio é uma construção da identidade e memória de grupos étnicos, e define o discurso de cada grupo. 

Já o patrimônio imaterial são as práticas, representações, conhecimentos e técnicas que indivíduos reconhece como parte integrante do seu patrimônio cultural, é o que se transmite de geração em geração, criando um sentimento de comunidade.

O patrimônio cultural é muito importante para toda a população, pois por meio dele é possível conhecer a história, a arte, as técnicas e toda a cultura de um determinado povo e sua diversidade, fora que fomenta a indústria turística o que é bom para economia. Uma frase da UNESCO que define muito bem a importância dos patrimônios culturais para a economia e meio de acesso é “A uma existência intelectual, afetiva, moral e espiritual satisfatória”.

Ele precisa ser utilizado, para que seja útil a sociedade, e que as pessoas conheçam e aprendam sua importância, o que promove a sua valorização. Seja qual for ele deve ser devidamente conhecido e usufruído pela população local.

No Brasil um patrimônio material que podemos citar é a cidade histórica de ouro preto, devido a como ela foi uma cidade importante para a história do Brasil, que é uma construída por uma identidade nacional compartilhada e vivida. Já um patrimônio cultural imaterial é a presença da cultura da miscigenação, devido à grande presença da cultura africana, indígena e cristã.


REFERÊNCIAS

BRASIL ESCOLA. A IMPORTÂNCIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO COMO INSTRUMENTO DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/historia/a-importancia-patrimonio-historico-como-instrumento-preservacao.htm. Acesso em: 19 mar. 2022.

DIFERENÇA. Cultura material e imaterial. Disponível em: https://www.diferenca.com/cultural-material-e-cultura-imaterial/. Acesso em: 18 mar. 2022.

PLURACULTURAL. Pluralidade cultural. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf. Acesso em: 18 mar. 2022.

PSICANALISE CLINICA. Antropologia Cultural: o que é cultura para a antropologia. Disponível em: https://www.psicanaliseclinica.com/antropologia-cultural/. Acesso em: 18 mar. 2022.

 

[pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (271.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com