TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patrimônio brasileiro

Resenha: Patrimônio brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Resenha  •  209 Palavras (1 Páginas)  •  172 Visualizações

O Patrimônio Histórico Brasileiro é formado por construções, objetos de arte e documentos, assim como de tradições, modos de fazer e diferentes formas de expressões. Pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade.

Por terem sido construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural.

Divide-se em: Patrimônios Materiais (bens imóveis como os núcleos urbanos e sítios arqueológicos; e bens móveis como acervos documentais, fotográficos e cinematográficos) e Patrimônios Imateriais (práticas, representações, expressões e conhecimentos integrantes do patrimônio cultural de grupos ou comunidades, que são transmitidos de geração a geração).

A produção artesanal do queijo de leite cru nas regiões serranas de Minas Gerais representa uma alternativa bem sucedida de conservação e aproveitamento da produção leiteira, em áreas cuja geografia limita o escoamento dessa produção.

Após inventário realizado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) nas regiões do Serro, Serra da Canastra e Serra do Salitre (Alto Paranaíba), notou-se o predomínio de fazendas que mantêm a tradição de fazer um queijo mundialmente reconhecido como “artesanal tipo Minas”. O modo artesanal de fazer queijo constitui um conhecimento tradicional e representa um traço marcante da identidade cultural dessas regiões.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com