TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pcc terceira fase

Por:   •  25/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 6

 LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR - PCC

NILCEIA APARECIDA TONIN RA: 1424885

Polo: CEICAN

 CAMPOS NOVOS / SC 2015

PRATICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

3º semestre

HISTÓRIA

Fichamento de artigos e reflexões sobre como as novas tecnologias influenciam na sociedade contemporânea,  mesmo num país  com tanta desigualdade social.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa através de alguns artigos escolhidos o desenvolver  uma reflexão de como as novas tecnologias influenciam na sociedade moderna, os seus usos, as suas facilidades e dificuldades e como isso afeta a educação e seus profissionais que ainda encontram muitas dificuldades  nos dias atuais.

FICHAMENTO

2.1 Desafios para a inclusão digital no Brasil

MATTOS, Fernando Augusto Mansor de e CHAGAS, Gleison José do Nascimento. Perspect. Ciênc. Inf. [online] 2008, vol.13, n. 1, pp 67-94 ISSN 1413-9936

O artigo mostra o surgimento das novas tecnologias de Informação e Comunicação, as chamadas TICs, a elevada desigualdade econômica e social brasileira e por fim destaca os limites das politicas públicas de incluso digital no Brasil aonde só considerando os aspectos sociais e econômicos. Nele, só são destacadas as dificuldades para que ocorra a inclusão digital em uma sociedade com características  desigual como, a brasileira.

2.2- Educações  Escolar e cultura(s): construindo caminhos

MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa e CANDAU, Vera Maria. Rev.Bras. Educ. [online] 2003, n.23,pp 156-168 ISSN 1413-2478

Este artigo destaca as diferentes preocupações que devem ter para que ocorram na  a integração e redução das diferenças.

A escola e o currículo precisam levar em conta a pluralidade cultural da nossa sociedade, desafiando as relações de poder que preservam e produzem essas diferenças. A analise de estratégias pedagógicas para lidar com a pluralidade cultural, discutição da centralidade da cultura na sociedade contemporânea e alguns desafios envolvidos na formação dos(as) professores(as) no desenvolvimento das práticas docentes.

Espaço escolar e discriminação: significados de gênero e raça entre crianças

CRUZ, Tania Mara. Educ. Rev. Mar 2014, vol.30, n.1, pp 157-188 ISSN 0102-4698

Este artigo  um estudo que busca saber como meninos e meninas de diferentes classes sociais que frequentam uma escola publica do estado de São Paulo se relacionam e estabelecem estratégias de sobrevivência em uma sociedade desigual onde existem discriminações relacionadas com racismo e sexíssimo. Tem por referência os estudos de gênero e a sociologia da infância

Os presentes artigos foram selecionados devido a grande diversidade cultural brasileira em contraste com a desigualdade social. Nos dias presentes, ainda possíveis observarmos a vangloriarão da cultura externa a nossa, europeia, americana, asiáticas etc.. Em contraste com a cultura local indígena e africana que desvalorizada e que muito contribuíram para a formação social, cultural e histórica do nosso país.

Essa cultura importada muitas vezes vista como a certa, gerando pouca valorização da cultura do negro e do índio e isso acaba por gerar discriminação étnica e cultural no Brasil. Espera-se que no mundo globalizado de hoje tenha um reconhecimento maior das culturas regionais, deixando de lado o euro centrismo que há séculos impregna a nossa sociedade com ar de superioridade. Nós como cidadãos devemos exercer a cidadania e trabalhar para a diminuição da desigualdade.

 REFLEXÕES

Hoje, a tecnologia esta presente em todos os planos da nossa vida, desde o lazer, até os estudos. As novas tecnologias possibilitam um rápido e livre acesso a pesquisa dos mais diversos assuntos utilizando, por exemplo, ferramentas como a internet, que possibilita em segundos encontrar aquilo que precisamos.

Há pouco tempo atrás, a onde a tecnologia mais avançada estava longe de chegar ao que temos hoje, as pesquisas eram feitas através livros em bibliotecas com isso o processo de se realizar uma pesquisa, ou um simples trabalho escolar levava muito mais tempo e era muito mais cansativo. A internet hoje possibilita uma infinidade de coisas, por isso  uma excelente ferramenta para complementar a educação.

A internet trabalhando em conjunto com outras tecnologias como a televisor, jornais, vídeos aos conteúdos escolares transforma a experiência de educar muito mais rica.

Porém, o acesso a essas ferramentas não são para todos, infelizmente apesar de sermos um país muito rico, o Brasil esbarra em muitos problemas sociais como desigualdades, os preconceitos étnicos, culturais e uma infinidade de descriminações. Nosso país não oferece de todos terem o acesso a essas tecnologias.

SILVEIRA (2001) e MATTOS (2003) citam a seguinte colocação  exclusão digital chega até mesmo, e em muitos casos, a ampliar o grau de desigualdade social existente em certas sociedades.

Dessa forma temos um desafio, como seremos capazes de construir uma sociedade de pessoas com acesso a essas tecnologias?

Historicamente, o capitalismo foi o grande responsável pela criação e por colocar em evidencia as diferentes desigualdades, de todos os tipos: entre países, classes sociais dentro dos próprios países.

É fundamental a inclusão na educação brasileira, é necessário constituir políticas publicas de acesso para que a população brasileira usufrua dos modernos recursos tecnológicos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com