TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Período Jesuítico: Consequências

Trabalho acadêmico: Período Jesuítico: Consequências. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.554 Palavras (11 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 11

Período Jesuítico: Consequências

Jônatas firmino

Resumo:No princípio da expansão colonizadora das Américas existiam duas instituições, o Estado e a Igreja que estavam responsáveis por organizar o domínio nas colônias locais.A função destas inicialmente estava dividida da seguinte maneira: O Estado tinha consigo afunção de administrar e desenvolver uma política de povoamento; enquanto a Igreja tinha afunção de “controle das almas”, cujo objetivo era pregar a obediência ao Estado. Contudovale ressaltar que as relações entre Estado e Igreja variavam de país para país, onde em algunsCasos, a coroa era subordinada a igreja, enquanto que em outras ocorria o inverso. No segundocaso, o controle da coroa sobre a igreja foi restringido pela ação das Companhias de Jesus,visto que esta ordem possuía alguma autonomia, e estes obedeciam às regras de sua própriaconstituição.Esta ordem foi fundada em 15 de Agosto de 1534, por Inácio de Loyola e seis outros estudantes (o francês Pedro Fabro, os espanhóis Francisco Xavier, Alfonso Salmerón, Diego Laynez, eNicolau de Bobadilla e o português Simão Rodrigues) encontraram-se na Capela dosMártires, na colina de Montmartre,fundaram a Companhia de JesusCom o objetivo de desenvolver trabalhos de acompanhamento hospitalar e missionário em Jerusalém, ou para ir onde o papa os enviasse, sem questionar. A ordem dos jesuítas era composta por padres que pregavam a total obediência àdoutrina da Igreja Católica, foi fundada no seguimento da Reforma Católica (Contra-Reforma). Como uma forma de impedir o avanço da Reforma Protestante, que foi motivadapor um complexo de causasque ultrapassavam os limite da constatação religiosa, e que as doutrinas se tornavam mais conhecidas pela Europa, graças à recente invenção da imprensa.

Introdução:Os jesuítas possuíam um cunho educacional, cujos objetivos principais eram: Levar o catolicismo para regiões recém descobertas, no século XVI, principalmente á América. Onde iriam catequizar os índios, transmitindo-lhes as línguas Portuguesa e Espanhola os costumes europeus e principalmente a religião católica, para alcançarem um maior grau de eficácia em sua missão eles construíam e desenvolviam escolas católicas, onde duas matérias eram ensinadas: ciências sagradas e teologia.

_______________________________

1Aluna cursando o 2º período de Geografia na Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.

e-mail: ray.elda@gmail.com

2Aluna cursando o 2º período de Geografia na Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.

e-mail: mikallysobrinho@hotmail.com

Na América os jesuítas submeteram os índios a trabalhos sistemáticos, ao latim, a monarquia, e combateram ao canibalismo, a poligamia, e o nomadismo, para poderem alcançar a aculturação indígena.

Baseado nesta introdução o trabalho será desenvolvido destacando a diversidade da ação jesuítica, sendo enfatizados assuntos como: a missão jesuítica no Brasil, seus pontos positivos e negativos, e as consequências deste período no mundo atual, sendo que o ultimo será apresentado em uma breve tabela.

Missão jesuítica no Brasil

Os Primeiros jesuítas chegaram ao Brasil para promover uma educação formal para os índios, a primeira caravana a desembarca no país foi a de Tomé de Souza em 1549. Com o objetivo de catequizar os índios, mais para isso teriam que ensiná-los a ler e a escrever. Ao longo de 20 anos os jesuítas construíram cinco escolas de educação elementar e três colégios. Os jesuítas trabalhavam em nome de Deus e da igreja para a coroa, que era na verdade quem os mantinha, em Taís incursões.

Teoricamente esta missão seria apenas com fins religiosos. O qual os jesuítas seriam responsáveis por espalhar princípios religiosos entre os nativos (povos pagãos). Estes princípios eram fundamentados na teologia cristã em reprodução do ministério de Jesus e em cumprimento do mandamento que ordena a seus apóstolos: propagarem o evangelho pelo mundo. Contudo, além de apenas o ministério da palavra, os jesuítas se implantavam em comunidades estáveis, e procuravam integra, com maior, ou menos sucesso, os princípios cristãos com a realidade de vida dos povos. Ultrapassando a esfera religiosa e assumindo uma dimensão social, econômica, educativa, assistencial e muitas vezes artística e cultural.

O primeiro líder missionário no Brasil foi o padre Manuel da Nóbrega, que acreditava na facilidade de conversão dos índios. Pois afirmava que eles eram ‘’um papel em branco, o qual se poderia escrever a vontade’’.

Contudo, logo se percebe que os nativos não eram um povo sem cultura e que não seria tão fácil sua conversão ao cristianismo. Na chegada dos jesuítas, os indígenas os tratavam como um pajé todo poderoso que os proporcionaria fartura e bem estar, porém ao invés dissoos padres lhes ofereciam salvação, em uma vida extraterrena. Com isso, o momento de encontro dos jesuítas com os nativos foi marcado por um choque entre culturas. Pois cada um (nativos e jesuítas) tinha suas expectativas, e quando ambos perceberam que um não era para o outro exatamente o eu eles esperavam, ouve-se certa frustração, onde mais tarde resultou em violência.

As primeiras ações missionárias eram baseadas em visitas lineares dos padres as aldeias, onde estes agiam como pregador/missionário. Além disso, a missão jesuítica no Brasil foi marcada por noções de universalidade, expansão, integração e unidade. Visto que pressupunham uma continuidade geográfica, humana e temporal. Portanto se supõe a ação missionária em alguns pontos estratégicos, cujo intuito era unir os diversos pontos.

Nesse período o Brasil colônia era uma fonte de riqueza para os colonizadores, e os índios ainda não catequizados, considerados bárbaros, impediam a locomoção dos navios com mercadoria que se dirigia a Portugal. Daí a necessidade de catequizar o maior número possível de índios. Pois os índios catequizados compreendiam o código da religião cristã, que seria vista como verdade absoluta.

Ao analisar o tratamento dos colonizadores aos nativos, que muitas vezes era de uma violência gigantesca, os jesuítas não concordaram, onde o real objetivo dos colonos era de escravizar os índios com o apoio da coroa real, logo os jesuítas acabou defendendo os nativos e se chocando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com