TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Período paleolítico

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

No Período Paleolítico Superior (30.000 a 10.000 anos a.C), já há sinais de manifestações artísticas realizadas pelo homem, com o intuito de expressar seus ritos, costumes, crenças e a luta pela sobrevivência.

As pinturas rupestres provam que o ser humano está no planeta a muito mais tempo do que se imaginava. Muitas delas remontam um período de mais de cem mil anos.

[pic 1]

             Pintura Rupestre – Parque Nacional da Serra da Capivara, Brasil

Através dessas pinturas, podemos mergulhar na mentalidade do homem paleolítico, no sentido de extrair o significado dessas manifestações artísticas como uma linguagem poderosa para comunicar-se, exprimir sentimentos e desejos, que são de muita importância para o entendimento do homem primitivo.

[pic 2]

                  Contorno de mão na caverna de Pech Merle, França

Nota-se que as pinturas rupestres da época eram realizadas em cavernas, principal habitat do homem neste período, e expressavam a luta do homem primitivo para conseguir alimento através da caça, que era a única maneira para tanto, já que não havia ainda desenvolvido a prática da agricultura, muito devido às condições climáticas que prevaleceram nesta época, a temperatura extremamente baixa deste período o caracterizou como  a Era Glacial.

Caçavam animais de grande porte como (bisão, rena, mamute), utilizando armadilhas montadas no chão, através de artefatos feitos de osso, pedra lascada e madeira.

[pic 3]

                               Pintura rupestre em El Castillo/Espanha

         A habilidade do homem paleolítico em executar a sua pintura com poucos recursos disponíveis é de grande feito. No trabalho da figura acima notamos a preocupação com os detalhes, as cores, os contornos, enfim, a busca em ser o mais fiel possível com a realidade e a preocupação em obter alimento, o objetivo central do homem na época, por isso a pintura do animal é tão recorrente.

                                                                                                                                                                                                        2

Questões:

  1. Por que as pinturas deste período são em cavernas?

As pinturas são feitas em cavernas, pois era o principal habitat do homem na época.

  1. Percebemos a pintura de animais em sua grande maioria, por quê?

Para o homem paleolítico, o objetivo principal era o alimento, como não havia plantio devido a questões climáticas, se alimentavam basicamente da caça, por isso a pintura de animais era tão

recorrente, seria uma maneira de exprimir o poder do homem sobre o animal e a importância do mesmo para a sobrevivência do homem.

  1. Podemos concluir que a pintura rupestre é um modo possibilita entendermos a mentalidade homem paleolítico, por quê?

Sim, já que através dessas pinturas, podemos nos aproximar da ideia por trás da mesma, na busca pelo entendimento de um período tão distante, a arte é essencial, pois manifesta sentimentos, desejos, crenças, ritos e costumes que nos fazem ter um entendimento maior da mentalidade do homem primitivo.

                                                                                                                                                                                         3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (71.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com