TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Monografias: Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

Pesquisa de Mercado

Definição

Pesquisa de Mercado é o planejamento a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas de empresários e empreendedores.

Quando realizada corretamente, a pesquisa de mercado oferece informações consistentes, que somadas à experiência e ao sentimento do empreendedor, tomam o processo decisório mais rico e preciso.

Importância da Pesquisa

A pesquisa de mercado é uma ferramenta de extrema importância para uma empresa que deseja desenvolver-se. É com ela que o empresário obtém a visão ampla (e específica) do próximo passo a serem dados rumo ao lucro e sucesso empresarial. Com a Pesquisa de mercado, a empresa faz um levantamento, uma busca de informações sobre ela própria, o que ela oferece como produto de venda, seu público-alvo e as necessidades para melhorias em toda a sua estrutura, incluindo a disputa com a concorrência.

Etapas Da pesquisa de Mercado

1°Passo-Definição do publico alvo e objetivos da pesquisa

Nesta etapa é preciso levantar os motivos que o levaram a realizar a pesquisa. Qual é o problema que deve ser resolvido? Quais são as respostas que estamos procurando? Quais são os meus objetivos com a pesquisa?

Além de tudo isso, precisamos saber quem é o público alvo da pesquisa.

2º Passo: Definição da coleta dos dados Nessa etapa, você definirá como irá levantar os dados de sua pesquisa. Esse esforço envolve a coleta de dados secundários e primários.

Dados secundários

A pesquisa de dados secundários diz respeito à coleta de dados já existentes em diversas

Fontes, como sites na internet, jornais, revistas, associações de classe, entre outras.

Dados Primários

São os dados que não estão disponíveis. Para obtê-los, é necessário realizar uma coleta que pode ser feita por meios de profissionais de pesquisa ou por conta própria junto a concorrentes, fornecedores e clientes. Neste caso, é importante elaborar um questionário bem feito objetivo, que contenha os principais itens, de acordo com o propósito da pesquisa.

3º Passo: Definição do Método de Pesquisa dados Primários O método corresponde ao tipo de pesquisa que se vai utilizar

A escolha depende de vários fatores: objetivos da pesquisa, tipo de informação pretendida o público-alvo, o prazo e o orçamento.

• Pesquisa qualitativa têm caráter exploratório: estimulam os entrevistados a pensar e falar livremente sobre algum tema,objeto ou conceito. Elas fazem emergir aspectos subjetivos, atingem motivações não explícitas, ou mesmo não conscientes,de forma espontânea.Trabalha com informações não estatísticas.

• Pesquisa quantitativa são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos padronizados (questionários).Permitem que se realizem projeções para a população representada. Elas testam, de forma precisa, as hipóteses levantadas para a pesquisa e fornecem índices que podem ser comparados com outros.Neste tipo de pesquisa sempre teremos respostas fechadas, sim ou não

• De maneira sucinta, em pesquisas qualitativas o importante é o que se fala sobre um tema, enquanto que em pesquisas quantitativas o importante é quantas vezes é falado .

4° Etapa Definição da Amostra A amostra é uma parcela da população com a qual se faz uma pesquisa a partir de um universo previamente definido.

No caso de uma pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com