TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Trabalho Universitário: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  909 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Didática

Desenvolvimento de Plano de Aula utilizando um texto literário como recurso didático em uma aula de Historia

Texto escolhido : A Revolução dos Bichos - George Orwell Reino Unido 1945

Público-alvo: 6º ano (5ª série).

Objetivos: • Relacionar os problemas dos personagens, com os problemas da atualidade.• Trazer para discussão em sala de aula problemas sociais como: desigualdade social e exploração de trabalho.

Duração das atividades: 4 aulas de 40minutos.

Estratégia: • Apresentação e Leitura de trechos do livro;

Material Utilizado : O livro; Pesquisas na Internet

Cronograma

(1ª aula) • Orientar uma pesquisa com os alunos. Em duplas na sala de informática e realizar uma pesquisa sobre o autor e a historia, (quem foi George Orwell etc.)

(2ª aula) • Promover um debate da historia e da revolução dos bichos e relacionar com os problemas do dia a dia;

(3ª aula) • Promover uma espécie de “mesa redonda” sobre: os motivos da revolução; a importância do hino da revolução; os sete mandamentos da fazenda do bicho;

(4ª aula) • Produção textual sobre a compreensão deste livro.

Avaliação: Através da participação do debate e do texto produzido por eles mesmo

Desenvolvimento

No texto de BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. Vemos alguns tipos de documentos e fontes utilizados para orientar e ensino de historia nas salas de aula orientações estas expressivas de como se utilizar destas informações par agregar ao conteúdo e com isso interiorizar o conhecimento em nossas relações de ensino-aprendizagem.

A proposta para utilização do livro A Revolução dos Bichos - George Orwell

Se deu instigada pelas manifestações populares que ocorrem recentemente em nosso pais. Através do livro podemos trazer a discussão sobre classes dominantes e dominadas, relações de exploração, poder e movimentos populares, rupturas e etc.

Não apresentar o livro na integra e um dos recursos para instigar a leitura completa mas por decisão do próprio aluno, utilizando de algumas passagem e de um breve resumo do que se trata vai se apresentando aos poucos as relações entre o movimento de mudança nas estruturas sociais representadas pelo livro com as principais reinvindicações dos movimentos atuais. Orientando de forma que os alunos sejam capazes de identifica-las e contextualizalas.Tambem se faz necessário falar sobre o autor o contexto histórico que o mesmo pertencia pois essas questões também são trazidas em sua obra são marcas de sua produção e cabem na discussão.

Pesquisar e desenvolver um olhar atento se faz necessário no uso de outras fontes como ferramenta histórica pois o que se deseja não e apresentar uma data e um fato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com