TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Trabalho Escolar: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  2.676 Palavras (11 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 11

Roteiro básico para Plano de Aula

I. Plano de Aula

II. Dados de Identificação:

Escola: Professor (a):.

Professor (a) estagiário (a):

Disciplina: História

Série: 2ºano

Turma: A

Período: Noturno

III. Tema:

- Os Povos Maias

IV. Objetivos: O objetivo desta aula é desvendar os enigmas da civilização maia que floresceu entre o século III a século X, e comentar sobre os mitos que envolvem 2012.

Objetivo geral: Conhecer sobre a Cultura Maia, a mais antiga das civilizações pré- colombianas que ocupavam as planícies da Península de Yucatán, onde hoje fica o México, quase toda a Guatemala, Honduras e Belize.

Objetivos específicos:

-Identificar os conhecimentos astronômicos e matemáticos desta civilização.

-Conhecer e entender o significado das suas construções.

-Reconhecer como estava estruturado o calendário Maia.

-Entender os fatores de declínio e abandono das cidades Maias.

V. Conteúdo:

Vídeo, trechos do filme: A profecia Maia.

VI. Desenvolvimento do tema:

Utilizando de informações da mídia sobre o ano de 2012 e as profecias Maia para este ano, levar através de conteúdos e explicações o conhecimento desta civilização que fez parte dos povos pré-colombianos e desmistificar os mitos que envolvem os Povos Maias.

VII. Recursos didáticos

Uso da TV-pendrive ou Data Show (slides)

Ilustrações de revistas, documentários.

VIII.Atividades

1-Pesquise na Internet sobre o Observatório Astronômico Maia o “El Caracol”.

2-Identifique características no calendário Maia com o calendário utilizado por nós?

3- “O fato da escassez de recursos naturais somados ao crescimento da população e o desmatamento para aumentar a área para agricultura teria causado erosões e enchentes de grande escala”. Estes fatos até mesmo nos dias atuais podem desestruturar uma sociedade?

Avaliação:

Escreva uma resenha sobre os conhecimentos adquiridos sobre a Civilização Maia.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

I. Plano de Aula

II. Dados de Identificação:

Escola: Colégio Estadual Rachel de Queiroz

Professor (a):José Eloi da Silva Filho.

Professor (a) estagiário (a):Rosimeire Aparecida Simões Calin

Disciplina: História

Série: 2ºano

Turma: A

Período: Noturno

III. Tema:

- A mineração no Brasil Colonial

IV. Objetivo Geral: Abordar a transformações ocorridas na colônia a partir da descoberta de metais preciosos, e as mudanças sociais, políticas e econômicas advindas desses acontecimentos.

Objetivo Específico:

-Entender o deslocamento populacional para a região das minas.

-Comentar sobre as formas de controle da mineração exercida pelo Estado Português.

-Refletir sobre a situação econômica da região do ouro.

V. Conteúdo:

Livro didático, textos, ilustrações.

VI. Desenvolvimento do tema:

Através de explicações orais e uso de imagens e textos, levantar questionamentos sobre as noticias das primeiras jazidas auríferas nesta região onde atraíram milhares de pessoas. Levar o aluno a perceber como o lugar da sonhada riqueza privilegiou um pequeno grupo de pessoas.

VII. Recursos didáticos

Uso da TV-pendrive ou Data Show (slides),textos.

Ilustrações de revistas, documentários.

Atividades a serem desenvolvidas em grupos:

1- Analisar e pesquisar a atividade mineradora no Brasil nos dias de hoje e a interferência no âmbito social e ecológico por ela provocada. Faça o relatório em forma de um texto contendo no mínimo 10 linhas.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com