TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula 7 Ano

Artigos Científicos: Plano De Aula 7 Ano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  950 Visualizações

Página 1 de 3

Roteiro para elaboração do plano de aula – EF II

Tema da aula: Números e operações Disciplina: Matemática

Nível de ensino: Ensino Fundamental II 7° ANO

1. Conteúdo:

Números racionais e suas diferentes representações: frações números decimais e porcentagens.

2. Objetivos:

Entender o conceito dos números Racionais e seus diversos significados (Quociente, razão, operação, parte todo)

- Reconhecer as diferentes representações de um número Racional.

3. Recurso:

Caderno do Professor e do aluno do Estado de São Paulo, livro didático (Projeto Araribá),jornais,revistas e sala de multimídia para pesquisar e socializar os sites pesquisados a respeito do tema trabalhado, lousa e giz.

4. Estratégias

As aulas serão expositivas com atividades praticas individual e em grupos envolvendo recortes, colagens leitura de textos, reportagens e vídeos.

• As aulas serão desenvolvidas através de situações – problemas do cotidiano do aluno. E a partir das mesmas serão ministradas aulas teóricas, explicativas e dentre outras;

• Apresentação de um Slide falando da importância de estudar os números decimais;

• Exibição de um vídeo números decimais mostrando onde os números decimais estão inseridos no cotidiano das pessoas;

• Leitura de textos para introduzir os conceitos de alguns conteúdos. Textos retirados do próprio livro didático do aluno, como também de outros livros que trazem informações sobre o assunto em estudo;

• Propor algumas situações problemas do cotidiano que os alunos utilizam números decimais para que os mesmos possam responder oralmente;

• Discussão/correção colaborativa das atividades (Feedback);

o Introdução ao tema:

Será feita com a exibição de um vídeo sobre números decimais mostrando onde esses números estão inseridos no cotidiano das pessoas, e assim mostrando sua importância no dia a dia.

o Desenvolvimento da aula:

Leitura do caderno do aluno e explicação sobre as diferentes formas do número racional, mostrando ao aluno a forma dos números fracionários, decimais, raiz quadrada e consequentemente operações com esses números.

o Atividades para os alunos.

As atividades poderão ser feitas em duplas ou individuais. Exemplo de situação problema:

Paula e Léo fizeram uma aposta e quem ganhasse poderia usar a bicicleta do outro. Cada um tinha de retirar de um saco dois papéis numerados e montar uma fração. Em cada papel estava escrito um número inteiro entre 1 e 10. O primeiro papel sorteado seria o numerador e o segundo o denominador Ganharia a aposta quem obtivesse um número racional cuja forma decimal fosse exata. Paula tirou os números 3 e 5 e Léo tirou os números 4 e 2, nessa ordem:

a-)que frações foram obtidas por eles?

b-)quem ganhou a aposta? Justifique.

5. Avaliação

Diretrizes do que avaliar:

- O aluno reconhece um número racional?

- O aluno reconhece as relações entre as diferentes representações dos números racionais?

- O aluno resolve problemas que envolvam os diversos significados dos números racionais?

• No processo de avaliação os alunos serão avaliados quanto ao desempenho nas atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades proposta a ser alcançada, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto à compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem da matemática.

• Será avaliada também a participação dos alunos durante a explanação do assunto proposto, nos exercícios resolvidos em sala de aula e extraclasse; nos trabalhos confeccionados para serem apresentados em sala de aula.

6. Fontes/Referências:

Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado de São Paulo: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição / Secretaria de Estado da Educação e Cultura. -SP: 2014.

...

Baixar como  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »