TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula: HISTÓRIA DO DIREITO NO BRASIL- Semana 6

Trabalho Escolar: Plano De Aula: HISTÓRIA DO DIREITO NO BRASIL- Semana 6. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 3

Plano de Aula: HISTÓRIA DO DIREITO NO BRASIL- Semana 6.

Caso concreto:

A) É possível fundamentar no processo histórico a implantação de uma política de cotas para negros e pardos no Brasil, pois estas não surgiram do nada, na verdade as cotas aparecem em nossa realidade como um instrumento de igualação de oportunidades de minimização dos despropósitos raciais nos variados setores da sociedade bem como um mecanismo de promoção de demandas sociais e/ou raciais que foram prejudicados pelo processo histórico-econômico de construção e de formação da sociedade Brasileira.

B) A Lei do Ventre Livre, também conhecida como “Lei Rio Branco” foi uma lei abolicionista, promulgada em 28 de setembro de 1871 (assinada pela Princesa Isabel). Esta lei considerava livre todos os filhos de mulher escravas nascidos a partir da data da lei. Como seus pais continuariam escravos (a abolição total da escravidão só ocorreu em 1888 com a Lei Áurea), a lei oferecia aos ingênuos, filhos de escravos, duas opções: poderiam ficar com seus senhores até atingir a maioridade, que era de 21 anos à época, ou serem entregues ao governo para arriscar a sorte na vida. Quase todos os ingênuos ficavam com seus senhores, estes dispensavam apenas doentes, cegos e deficientes físicos. A criança vivia sob os cuidados do senhor, mas na verdade prestava serviços como de escravos. Como os senhores já não tinham mais a obrigação de sustentar os filhos de escravos, consideravam todo o tempo até a maioridade como geradores de encargos desnecessários. Quando o indivíduo atingia a maioridade estava totalmente atrelado às dívidas adquiridas com os senhores por terem investido em seus cuidados. Para pagar essas dívidas, os libertos tinham que prestar serviços gratuitos para quitar as contas, o que voltava a ser uma situação de escravidão.

A Lei do Ventre Livre permitia a liberdade para os filhos de escravos, mas vários artifícios na lei permitiam que os senhores não perdessem seus trabalhadores. Por outro lado, aumentou o índice de mortalidade infantil por conta do descaso com os recém-nascidos por parte dos senhores. A Lei do Ventre Livre tinha por objetivo principal possibilitar a transição, lenta e gradual, no Brasil do sistema de escravidão para o de mão-de-obra livre. Vale lembrar que o Brasil, desde meados do século XIX, vinha sofrendo fortes pressões da Inglaterra para abolir a escravidão.

A Lei dos Sexagenários, promulgada em 28 de setembro de 1885, concedia liberdade apenas aos escravos com mais de 65 anos, que já não dispunham de força e disposição para encarar as péssimas condições de trabalho cedidas pelos senhores de engenho.

Na prática, essa lei não mudava em nada a relação dos patrões com os escravos. De fato, dava mais autonomia aos donos dos grandes cafezais em dispensar mão-de-obra que não produzisse.

Poucos escravos chegavam aos 60 anos, tornando a lei praticamente inútil. Mesmo assim, sua aprovação tornou-se um artífice importante na campanha dos abolicionistas, que três anos mais tarde conseguiriam aprovar a Lei Áurea.

C) Não é possível correlacionar a abolição da escravatura com a crise vivenciada pelo II reinado que levou a queda da monarquia no Brasil, uma vez que as insatisfações geradoras dessa crise foram: a centralização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com