TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Real - Introdução

Pesquisas Acadêmicas: Plano Real - Introdução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  1.317 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Após um grande período de instabilidade econômica e algumas tentativas de planos frustrados, o Brasil se via bombardeado pela hiperinflação, nascida devido aos gastos exorbitantes nos anos 50.

Com o Vice-Presidente Itamar Franco no poder, após o impeachment de Collor, era notória a necessidade de um novo Plano Econômico, que controlasse a hiperinflação e desse ao Brasil a estabilidade necessária para o seu desenvolvimento.

Autorizado por Itamar Franco, o Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso – que viria a ser seu sucessor na Presidência tempos depois – conduziu todo o processo desde a idealização em 1993 até a execução do chamado Plano Real concluindo-se em 1994 com o lançamento da nova moeda. Ainda no ano de 1993 Fernando Henrique reuniu vários economistas, no intuito de elaborar medidas do governo e as reformas econômicas e monetárias que eram necessárias para fomentar um novo Plano.

Antes do Plano Real, a população brasileira era totalmente refém da inflação e sofria com o congelamento dos preços, que também chegavam a ser alterados diversas vezes em apenas um dia. Passaram então por planos sem sucesso, como o Cruzeiro Novo (1967), o Cruzeiro (1970), o Cruzado (1986), o Cruzado Novo (1989), Cruzeiro (1990) e o Cruzeiro Real (1993), chegando por fim na primeira etapa do Plano que mudaria a economia brasileira até os dias atuais, o Programa de Ação Imediata, que preparava o país para a chegada do Real, seguida pela criação da URV (Unidade Real de Valor) promovendo a neutralidade distributiva e por último a implementação da nova moeda, o Real.

O Plano Real foi oficialmente iniciado em Fevereiro de 1994, passando por um amplo processo de privatizações, desindexação da economia, abertura econômica, equilíbrio fiscal, contingenciamento e por políticas monetárias restritivas, reduzindo a inflação de taxas de 50% para 3% aumentando a capacidade de consumo e tornando-se o Plano com maior eficácia já visto pela população brasileira.

O Plano Real mostrou resiliência frente à economia brasileira, passou pela oposição de partidários – como o PT, por exemplo – e algumas crises, dentre elas a Crise do México, Crise Asiática e a Crise da Rússia, sendo afetado diretamente até mesmo pelo fato de estar passando por reformas de sua economia e necessitando de recursos para que assim pudesse “andar com as próprias pernas”. Foi um momento onde o Governo se viu fragilizado, tendo que aumentar a taxa básica de juros e evitar uma quebra generalizada que conduzisse o país a uma moratória externa, gerando como conseqüência endividamento público, cortes de gastos e desemprego.

Contudo, mesmo afetado pelas crises, o Plano Real manteve sua resiliência, onde inclusive, um pouco antes das crises houve a redução da população miserável do país, segundo estudos da época, fruto da implementação bem sucedida do Plano Real, que deu origem à nossa atual moeda.

O Plano Real foi um marco na economia brasileira e mundial, bateu recorde no tempo de planejamento e colocação da nova moeda em circulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com