TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula 1º Guerra Mundial

Por:   •  10/8/2016  •  Artigo  •  2.359 Palavras (10 Páginas)  •  1.102 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Mestre Aline Rabelo Marques                    

Disciplina: Fundamentos da Didática

Curso: Letras

Acadêmic@s:

TEMA: Mudança na paisagem (Exemplo)

Formulário de Plano de Aula

DADOS

Escola: E. M. Alexandre Gusmão

Professores:

Duração da atividade: 4 horas-aula

[ X ] Ensino Fundamental              [     ]  Ensino Médio                    2 ª  Série 

Conteúdos: paisagem, construção e modificação do espaço, observação de imagens.

Disciplinas envolvidas: História, Geografia, Artes.

CONTEXTO

 A turma de discentes, aqui em questão, conta com 28 alunos. Sendo 15 meninas e 13 meninos.Em uma aula anterior foi realizada uma avaliação com a turma, a fim de identificar qual o nível de conhecimento já incorporado por eles sobre o assunto. Toda turma foi convidada a passear pela escola, olhar, dentro dos limites da escola, a paisagem externa. A medida que observavam eram questionados sobre o que estavam vendo: "É natural ou resultado da ação humana?", "Esse lugar sempre foi assim?", "Vocês sabem como ele era antes?", "Quem foi responsável por essas mudanças?".Foram incentivados a falar com detalhes os elementos que constituíam as paisagens vistas.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

  • Reconhecer a diferença entre as paisagens naturais e aquelas que foram modificadas ou construídas pelo homem.

Objetivos específicos:

  • Identificar paisagens.
  • Compreender que o homem altera o espaço onde vive de acordo com suas necessidades e ao longo do tempo.
  • Refletir a respeito da importância da ação humana na transformação das paisagens.

 METODOLOGIA

Momentos:

1. Técnica de ensino: aula expositiva e dialogada. Para iniciar, a classe pode estar disposta em círculo ou na sua configuração mais tradicional, de fileiras, onde as crianças ficam assentadas umas atrás das outras. Será feita a explicação dos conceitos: elementos naturais, elementos humanizados, paisagem humanizada, modificação espacial. A explicação contara com o apoio de fotografias para a ilustração dos conceitos. Será exposto fotografias que expressem as mudanças ocorridas no cenário da cidade de Campo Grande-MS (mudanças locais), ao longo de sua história. As crianças poderão ser questionadas a respeito do conhecimento que tem desses lugares, se gostam , o que pensam a respeito deles, se já visitaram pessoalmente, etc.

Tempo previsto: 30 minutos.

2. Registre no quadro a definição dos conceitos e instrua os alunos a copiarem em seus cadernos para que os dados possam ser acessados novamente.

Tempo previsto: 25-30 minutos.

3. Usando um mapa do Brasil, será mostrado às crianças o estado onde está localizada a cidade. Será exposta uma fotografia de um dos pontos da cidade em sua configuração atual e pedido para que a turma descreva seus elementos principais, como o grande número de veículos que passa por ela e os prédios muito altos. Fixar essa fotografia no mural da sala ou improvisar um com papel manilha.

Tempo previsto: 10-15 minutos.

4. Técnica de ensino: trabalho em grupo. Reunir os alunos em pequenos grupos e entregar para cada um dos grupos revistas e tesouras. A tarefa será identificar e recortar fotografias que ilustrem paisagens naturais e outras paisagens humanizadas. Será montado um painel de fotos com toda turma, este deve ser dividido em: lado A- paisagens naturais; lado B- paisagens humanizadas/modificadas.

Tempo previsto: 50 minutos.

5. Atividade Extra (segunda opção)- Aqueles alunos que não encontrarem nas revista ou se preferirem poderão desenhar suas próprias ilustrações para a construção do painel.Alunos que quiserem executar as duas atividades, tanto de procurar nas revistas, quando a confecção do desenho poderão.

Tempo previsto: 20 minutos.

6. Técnica de ensino: discussão.  Os alunos serão dispostos, novamente em círculo, para que possam analisar o painel montado. Terão liberdade para falar quais as mudanças que mais chamaram atenção, se preferem a cidade na configuração atual ou nas mais antigas, por quê, qual desse pontos da cidade que eles já conhecem, acham bonitos ou não, gostam ou não.

Tempo previsto: 15 mnutos.

  • Outras atividades:
  1. Desenhos impressos para colorir.

Tempo previsto: 20 minutos.

RECURSOS

  • Revistas para recorte
  • Tesoura
  • Cola branca
  • Folhas de papel sulfite
  • Papel manilha
  • Lápis de cor
  • Giz de cera
  • Lápis de escrever e borracha
  • Fotografias

Avaliação

Como critério serão considerados os índices de envolvimento do aluno na atividade, seu empenho em participar das atividades de expressão oral e seu emprenho no cumprimento das atividades. O caderno individual também será apresentado como um recurso avaliativo do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (757.7 Kb)   docx (586 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com