TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Da Russia

Artigos Científicos: Politicas Da Russia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Czarismo na Rússia:

Czarismo foi um sistema político que imperou na Rússia desde 1547 até a revolução de 1917.

Czar era o título que se dava ao Imperador Russo e que, durante esse período, governava de forma absoluta, na qual se confundia com o Estado. Agiam politicamente em função da grandeza imperial e da ampliação de seu poder como déspota.

O czarismo era um regime bastante parecido com o absolutismo.

A falta de liberdade, no regime czarista era quase absoluta, mesmo para a nobreza, classe social teoricamente livre, mas que vivia subjugada pelo czar.

Por último, o czar Nicolau II, mesmo transformando o país numa monarquia constitucional, incluindo um parlamento, não conseguiu travar o comunismo que se instalou.

Rússia Socialista:

A União Soviética teve suas raízes na Revolução Russa de 1917, que depôs a autocracia imperial. Após a revolta, os bolcheviques, liderados por Lenin, derrubaram o governo provisório que tinha sido estabelecido. Em 1922, os bolcheviques foram vitoriosos, formando a União Soviética, com a unificação das repúblicas soviéticas Em 1924, após a morte de Lenin, houve a liderança coletiva datroika e uma breve luta política, quando então Stalin chegou ao poder em meados dos anos 1920. No entanto, Stálin reprimiu tanto os membros do Partido Comunista quanto elementos da população através de seu regime autoritário Um processo de desestalinização seguiu-se após a morte de Stálin, reduzindo os aspectos mais duros da sociedade soviética. Na década de 1980 o último líder soviético, Mikhail Gorbachev, buscou acabar com o período de estagnação econômica e de democratizar o governo. No entanto, as reformas de Gorbachev levaram ao surgimento de fortes movimentos nacionalistas e separatistas no país. Em agosto de 1991, foi feita uma tentativa de golpe de Estado contra Gorbachev por membros linha-dura do governo com a intenção de reverter às reformas. Em 25 de dezembro de 1991, Gorbachev renunciou e as doze repúblicas restantes surgiram da dissolução da União Soviética como países pós-soviéticos independentes. A Federação Russa, o Estado sucessor da República Socialista Federativa Soviética Russa, assumiu os direitos e obrigações da antiga União Soviética e tornou-se reconhecido como a continuação de sua personalidade jurídica.

Politica atual:

A Federação Russa é uma república semipresidencialista federal que tem o Presidente como chefe de Estado e o Primeiro-ministro como chefe de governo.

Desde que ganhou a sua independência com o colapso da União Soviética no fim de 1991, a Rússia enfrentou sérios desafios no seu esforço para criar um sistema político após 75 anos de governação soviética. As principais figuras nos ramos Legislativos e Executivos defendem vistas opostas da direção política da Rússia e dos instrumentos governativos que devem ser usados para segui-las. O conflito alcançou o seu clímax em setembro e outubro de 1993, quando o presidente Boris Ieltsin usou força militar para dissolver o parlamento e convocou novas eleições legislativas. Este evento marcou o fim do primeiro período constitucional russo, que ficou definida pela muito emendada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com