TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política Educacional

Casos: Política Educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Politicas Educacionais

1. A partir de 1951, o nacionalismo e o trabalhismo de Vargas defendiam a tese de que o Estado deveria responsabilizar-se pela distribuição de educação para as classes populares

2. Vargas procurou aumentar as despesas com o ensino. No entanto o ensino superior foi contemplado. Não foi bem sucedido no campo educacional.

3. Em 1955 Juscelino Kubitschek e Joao Goulart, através de eleições diretas, conquistaram o governo.

4. Cresceu a influência do Instituto Superior de Estudos Brasileiro (ISEB).

5. A última meta do Programa de Metas de JK, que falava da educação incentivava o ensino técnico-profissionalizante desde o primário.

6. JK clamava por recursos privados para a educação, sua tese era que o Estado sozinho, não poderia assumir os encargos da universalização do ensino básico.

7. Juscelino entregou ao seu sucessor - Jânio Quadros – um sistema de ensino tão eletista e anti-democrático quanto havia sido com Dutra e Vargas.

8. A partir de 1961, coerente com sua postura conservadora, Jânio Quadros defendia a escola privada.

9. Ao mesmo tempo em que procurou conter a expansão da universidade, Jânio acenou com uma política de criação de vasta rede de escolas técnicas e profissionais, coisas que não se efetivaram, pois renunciou em agosto do mesmo ano.

10. João Goulart assumiu a partir de então, e nos meses finais de 1963 anunciou que metade da população continuava analfabeta.

11. Quanto a educação o Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social, fixou a necessidade de expansão do ensino primário, o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica, e a formação e treinamento do pessoal técnico.

12. Em 1962 veio a público o Plano Nacional da Educação (PNE), que seguindo a LDB impôs ao governo a obrigação de investir no mínimo 12% dos recursos dos impostos para a educação. Tal plano continha metas a serem alcançadas em 8 anos: além de matricular toda a população em idade escolar primária, oferecer dia completo de atividades e incluir o ensino de oficinas adequadas das artes industriais.

13. O PNE foi extinto duas semanas após a Revolução de 1964 – Golpe Militar.

14. Devido seu conservadorismo, a ideia do desenvolvimento de uma política educacional integrada à política social, rumo a um Estado de Bem-estar Social, foi postergada.

Paulo Freire: Pedagogia Made in Brazil

1. Com o aumento da população urbana, o governo na prática indicava a necessidade de uma industrialização, no entanto que convinha com os interesses dos empresários.

2. Nesse clima, as forças intelectuais vieram a discutir a pergunta “mas afinal, como ter algum Brasil se não fizermos todos participarem da democracia e de outros bens e direito”

3. Através desta surgiram uma série de movimentos sociais.

4. Em meio a muitas ideias Paulo Freire constituiu a “pedagogia de Paulo Freire” ou “método Paulo Freire”. Denominada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com