TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que surgiu a sociologia no século XIX?

Por:   •  28/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

Questões

Capitulo 1

A perspectiva sociológica

  1. Por que surgiu a sociologia no século XIX?

Por causa das necessidades dos homens de compreender os inúmeros problemas sociais que estavam aparecendo, em proporções nunca vistas, em razão da industrialização iniciada no século XVIII.

  1. Como poderíamos definir sociologia, tendo como base o comportamento e os grupos sociais?

A Sociologia pode ser definida como o estudo sistemático do comportamento social, dos grupos e das interações humanas, estudando as diversas formas de pensamento do ser humano em função do grupo social.

  1. E a definição da sociologia tendo como base a sociedade poderia ser feita de que modo?

Ela pode ser definida como o estudo dos  fenômenos sociais e do comportamento humano em meio a sociedade.

  1. Qual o conteúdo essencial de todas as definições do que é sociologia e o seu objeto de estudo?

É a ideia de que a sociologia se ocupa das relações humanas, do comportamento do homem com seus semelhantes.

  1. O que é a imaginação sociológica?

Olhar para as coisas de uma maneira diferente daquela a que estamos habituados na via cotidiana mas sim olharmos numa perspectiva mais vasta.

  1. O que é uma visão sistêmica?

É identificar as ligações dos fenômenos particulares, de um ponto de vista microssociológico, ao sistema social como um todo. Estabelecer ligações entre as ações sociais e o sistema de relações sociais que forma a sociedade mais geral.

  1. O que é um sistema? E um subsistema? Exemplifique.

Sistema é um conjunto de elementos interligados que sofrem influência recíproca. Há uma interdependência entre as partes de um sistema, de tal modo que a alteração em uma de suas partes provoca efeitos nas outras, podendo modificar todo o conjunto. Subsistema um conjunto interligado com o sistema mais geral. Pois facilita o entendimento das partes pelo pesquisador, que desse modo poderá tornar-se cada vez mais especializado no estudo desse setor.

  1. O que é uma abordagem holística das ações humanas?

É uma atitude diante da realidade, uma forma de ver e compreender o mundo, ela prioriza a análise a partir da sociedade mais geral, e não de um contexto particular ou mesmo de uma relação social específica.

  1. O que é um suicídio egoísta? Um altruístico? Um anônimo? E um fatalista?

Suicídio egoísta acontece sob condições de isolamento excessivo,, quando a pessoa é separada do grupo que poderia ter obtido sua lealdade e participação. Altruístico acontece bob condições de apego excessivo, quando os indivíduos se identificam tão de perto com um grupo ou comunidade que suas próprias vidas não tem valor independente. Anônimo acontece debaixo de condições de anomia, ou ausência de normas, quando os valores tradicionais e as diretrizes para o comportamento desmoronam, constituindo-se em momentos de desorganização social. Fatalista que provavelmente acontece em sociedades e grupos sociais nos quais ocorre um alto grau de controle sobre as emoções e motivações de seus membros, que são levados a tomar atitudes que em outras circunstâncias não o fariam.  

  1. O que são fatos sociais para Durkheim?

Que apresentam características muito especiais: consistem em maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de um poder coercitivo em virtude do qual se lhe impõem. Sejam elas crenças e práticas constituídas ou correntes sociais, que são manifestações que chegam a cada um de nós do exterior e que são susceptíveis de nos arrastar, mesmo contra a nossa vontade, o que poderia nos levar a uma ilusão que nos faria acreditar termos sido nós que elaboramos aquilo que se nos impôs do exterior.

  1. O que são ações sociais para Weber?

A ação social toma o significado de uma ação que, quando ao sentido visado pelo indivíduo, tem como referência o comportamento de outros, orientando-se por estes em seu curso.

  1. Quais são os tipos ideais de ação que Weber identificou?  

Racional referente a fins, racional referente a valores, afetivo / emocional, tradicional.

RESUMO DO CAPÍTULO

Neste capítulo aprendemos que há diversas visões de qual seja o objeto de estudo da sociologia; no entanto, há uma concordância entre a maioria dos sociólogos de que o estudo das relações e interações humanas constitui-se no conteúdo essencial da disciplina. Que os sociólogos adotam um modo de pensar que relaciona o particular com o geral, considerando o processo histórico em que se deu o estabelecimento das estruturas sociais. A essa forma de pensar, C. Wright Mills chamou de 'imaginação sociológica' e se aproxima da abordagem sistêmica dos fenômenos sociais, que considera que os diversos elementos interligados sofrem influência recíproca. O pesquisador que tem uma visão sistêmica adquire a capacidade de compreender que cada ação social não está isolada da sociedade, mas faz parte de um todo interligado, no qual sofre influências e influencia, ao mesmo tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com