TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

 A Sociologia Surgiu na Idade Moderna

Por:   •  9/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  2.665 Visualizações

Página 1 de 2

 A Sociologia surgiu na Idade Moderna, mais especificamente em 1830. Ela incorporou uma área do conhecimento científico que ainda não havia sido estudada: O mundo social.

            Para a compreensão do surgimento da Sociologia é preciso considerar quatro grandes acontecimentos históricos, ocorridos a partir do século XV, que a influenciaram: O Renascimento, a Revolução Científica, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. Esses acontecimentos criaram situações radicalmente novas na sociedade e assim, surgiu à necessidade de compreensão dessa nova sociedade que se formava.

            Na Idade Média, o pensamento era essencialmente teocêntrico – pensamento centrado em Deus, todavia, no século XV, renasceria aqueles antigos valores clássicos da Grécia Antiga, cujo conhecimento era muito valorizado. Nesse período conhecido por Renascimento houveram muitos progressos para sociedade em termos de conhecimento, valorizava-se a razão, o individualismo e a natureza. Deixou-se de lado o misticismo que predominava na Idade Média e é adotado o pensamento onde o homem está no centro de tudo. Sendo assim, pode-se observar que nesse período renascentista ocorre uma mudança no modo das pessoas verem o mundo e a sociedade. E esses pensamentos contribuíram para o surgimento de diversas ciências, inclusive a Sociologia.

            No século XVI, acontece a separação da ciência com a filosofia. Agora a ciência se tornava um conhecimento mais estruturado e prático. Surge o método científico, baseado na observação direta dos fenômenos, na experimentação e demonstração. O Cientificismo possibilitou que as teorias fossem cada vez mais aperfeiçoadas, fornecendo às pessoas uma compreensão melhor sobre o mundo.

            Outra revolução importante foi a Revolução Industrial, foi através dela que o capitalismo se consolidou por toda a Europa, e foi por causa dos problemas sociais causados pelo capitalismo que os pensadores da época tiveram uma atenção especial para a sociedade. O último acontecimento histórico que influenciou na criação da Sociologia foi a Revolução Francesa, buscava-se uma sociedade mais fraterna, igualitária e liberal, deste modo, as profundas e rápidas mudanças que ocorreram antes, durante e depois da revolução Francesa, fez com que os pensadores e políticos de época refletissem sobre a sociedade em que viviam.

            No século XIX, estudando todos esses acontecimentos históricos, Auguste Comte pensou em uma ciência que analisasse a sociedade e a chamou de “Física Social”. Comte acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios das ciências exatas e biológicas. A ideia de evolucionismo está presente no pensamento de Comte, quando ele fala que a sociedade passou por uma evolução de pensamento.

Para Comte era preciso compreender as condições constantes e imutáveis da sociedade (a ordem) e também as leis que regiam seu desenvolvimento (o progresso), portanto ordem e progresso são etapas fundamentais para alcançar o desenvolvimento.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com