TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque não sabemos da africa

Por:   •  20/11/2016  •  Dissertação  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Por que não sabemos da África

Por Sandra Regina Pereira Lopes Ventura

Sendo o berço da humanidade, seria natural que soubéssemos mais sobre a África. Porém, nos é apresentado uma África cheia de sofrimento, guerrilhas, fome!

Os meios de comunicação são responsáveis por mostrar uma África deturbada. Não se mostra o quanto os governantes corruptos esvaziam cofres públicos, deixando a população na miséria e desemprego.

        Olhar a África com olhos africanos, deixando o que aprendemos na escola ou ouvimos e vemos na mídia. Deixar de lado o preconceito. Ouvir mais as historias passadas de geração á geração, em poucos manuscritos existentes.

        Após a segunda guerra os países africanos conquistaram independência, alguns com guerrilhas sangrentas e outros conseguiram libertar-se de maneira mais pacífica que foi o caso de Ruanda.

        O problema maior é que nos mostram uma África dependente do ocidente para tudo para sobreviver, manter suas guerras entre tribos e atualmente para adoção de crianças que virou moda entre atores de Hollywood e brasileiros.

        Um meio talvez chique de aparecer na mídia e disser : “eu me preocupo com as crianças da África”; ou seria melhor: “eu fiz a minha parte, e você?”; ou “agora todos vão falar de mim, vou aparecer mais na mídia como o herói da historia”.

        Concluindo, devemos levar a história rica da África para a sala de aula. Mostrar realmente a riqueza de suas nações que aprenderam e tem muito a ensinar. Rever que se praticam a pirataria é por que  navios ocidentais estão pescando em sua orla e tirando os peixes que alimentam os pescadores e suas famílias. Há sempre dois lados para se olhar. Devemos aprender com eles.

Referencias:

Material didático da UNIFRAN

LATOUCHE, Serge “Pode a África contribuir para resolver a crise do Ocidente?” Trad. Acácio Sidinei Almeida Santos. IV Congresso Internacional de Estudos Africanos, Barcelona 12-15 de janeiro de 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com