TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Uninter

Por:   •  19/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

SABRINA GABRIELA FERNANDES -1672165

PORTFÓLIO

UTA...

MÓDULO A – FASE I

BARBACENA

2018

INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Em nossa Constituição Federal de 1988,assegura a todos em um de seus princípios ,a igualdade de condições para o acesso a permanência na escola,sem qualquer tipo de discriminação (inciso 1,do Art.206).

Escola inclusiva,é aquela que garante a qualidade de ensino educacional aos alunos ,reconhecendo e respeitando a diversidade inerente á espécie humana ,e a responde com qualidade pedagógica.

A escola só poderá ser considerada inclusiva quando estiver organizada para favorecer a cada aluno,independente de etnia,sexo,idade,deficiência,condição social ou qualquer outra situação e um país que investe na inclusão ele não investe na sociedade como um todo.

Em meu estágio na Escola Municipal “Belisário Moreira” tenho a oportunidade de observar alguns casos de inclusão e os seus desafios.Primeiro vou falar sobre as condições da escola.Senti falta de um banheiro adequado. Mais conta com professor de Libras,escadas,rampas,professores auxiliar para os aluno com deficiência,psicóloga e a sala recurso,que conta com uma professora que trabalha com esses alunos fora do horário escolar.

Temos vários casos com diferentes deficiências,autistas,vários tipos retardos mentais.Eles ficam dentro de sala ,participam das atividades escolares,alguns até conseguem acompanhar a turma,outros têm muita dificuldade,até na questão  de relacionamento em alguns casos devido á agressividade da criança,pela falta de interesse da família em aceitar a condição desta e realizar o tratamento adequado.

Os desafios da escola vão além do ensino e das condições ,necessita da ajuda familiar,parece um absurdo o que vou dizer agora mais ainda existem pais que recusam a aceitar a deficiência do seu filho o que dificulta ainda mais o trabalho da escola.

Cada aluno conta com uma monitora,que possui um diário onde ela conta o dia do aluno que passa pela supervisora da sala de recursos onde ela observa o desenvolvimento escolar do aluno.

Tem um caso específico,diria o mais difícil de um aluno da segunda série,ele é autista,imperativo e devido á 3 paradas cardíacas durante uma convulsão ele teve uma parte do cérebro danificada,ele tem dificuldade de se relacionar,é muito agressivo bate tanto nos colegas quanto nos professores,tem dificuldade no aprendizado e os pais não aceitam muito sua condição.

Na construção de uma escola inclusiva não basta aceitar o aluno na escola ,é preciso inserir este aluno no contexto daquela escola ,e assim,junto com os demais alunos,fazer parte do processo de aprendizagem e convívio social.

Conclui-se,portanto,que não podemos ver como uma utopia a busca pela valorização e aceitação das diferenças e diversidade,é preciso vencer os desafios para conquistarmos uma escola  verdadeiramente inclusiva,que esteja voltada para igualdade e o respeito ao outro.

Referências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com