TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estagio Contextos Educacionais Uninter

Por:   •  25/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.789 Palavras (12 Páginas)  •  4.246 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

MARIA APARECIDA FEITOSA OLIVEIRA, RU 765337, TURMA 2012/01.

ESTÁGIO DE CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS

SOROCABA/SP

2012


FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

MARIA APARECIDA FEITOSA OLIVEIRA, RU 765337, TURMA 2012/01.

ESTÁGIO DE CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS

Relatório de Estágio Contextos Educativos apresentados á UTA – Gestão Educacional, no curso de Pedagogia à distância, da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor:

Centro Associado: Sorocaba-SP

SOROCABA/SP

2012


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................ 4

2. IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO ESTAGIADO.................................  6

2.1 LOCALIZAÇÃO DO ESPAÇO............................................................................... 6

2.2. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO...................................................................... 6

2.3. NÍVEIS DE ATENDIMENTO................................................................................ 6

3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DO ESPAÇO EDUCATIVO.................................... 7

4.  DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO............ 8

5. PLANO DE ESTÁGIO DO PROFESSOR/PROFISSIONAL...................................10

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................13

7. REFERÊNCIAS......................................................................................................14

1. INTRODUÇÃO

        

O estágio Contextos espaços educativos é uma atividade de suma importância na formação do pedagogo, ele o oportuniza o aluno na atuação em espaços educativos não formais. Fazendo com que o mesmo conheça a realidade nesses espaços, necessário para conhecer a passagem do estudante para a vida profissional, favorecendo uma integração dos conteúdos da UTA – Gestão Educacional.

É uma atividade de extrema importância, que tem como finalidade complementar a formação do pedagogo e aprimorar seu conhecimento. A prática de estágio não é a de simplesmente observar os professores mas é o foco e a prática como instrumento da técnica, encontrando-se desvinculada da teoria, e a atividade de estágio complementa a teoria e a prática por meio de treinamento de situações e experiências.

O estagio desenvolvido nessa disciplina foi realizado no Centro de Formação de Condutores Vieira, localizado na Rua Prof. Francisco Valio Nº 543- Bairro: Centro Cidade de Itapetininga SP, no período de 16/03/2012 á 30/03/2012 pelos alunos, Fabio Tadeu Ribeiro Lima, Maria Apdª. Feitosa Oliveira e Tuanny Quinol Fonseca.

O estágio teve como objetivo avaliar a teoria e a prática dos educadores em espaços não escolares.

  • Conhecer a realidade nos ambientes não escolares
  • Permitir contatos com pedagogos, adquirindo experiências na convivência e no dialogo entre projetos e propostas organizacionais nesses espaços. Diante desses objetivos o pedagogo conquistara um espaço em uma sociedade onde a educação ultrapassa os murros das escolas, mais transmita conhecimentos e organizações, trabalhe em uma equipe nas referentes áreas de atuação desse profissional.

O presente estágio visa praticas em ambientes não escolares de educação abrange uma carga horaria no total de 40 horas, sendo distribuídas:

  • Orientações do estágio 6 horas;
  • 16 horas de observação e participação relacionadas ao ambiente não escolar;
  • 17 horas de estudos pesquisas e elaboração do relatório do estágio.

Conhecer o ambiente, conhecer os responsáveis, descrever as atividades desenvolvidas e observar o desenvolvimento dos alunos. Nesse período, foi possível verificar o papel do profissional responsável pelo Centro de Formação de Condutores Vieira, e sua função como articulador de ideias. Foi possível perceber as consequências da falta de um Pedagogo nesse espaço, na construção de uma proposta mais inovada, visto que os recursos e conteúdos propostos, apenas complementar a proposta das aulas em questão. Sendo assim, se faz necessária a construção de uma proposta politico pedagógica que inove e incorpore um conhecimento de mundo maior para esses futuros motoristas, tornando-os cidadãos mais críticos e que conheça as mudanças atuais em nossa sociedade e do transito das cidades.

2. IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL ESTAGIADO        

2.1 LOCALIZAÇÃO DO ESPAÇO

Rua Professor Francisco Válio, 543, Centro – 18200-320 Itapetininga - SP Telefone: (15)- 3272-1500 – e-mail:

2.2 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O horário de funcionamento é de segunda á sábado, sendo que de segunda á sexta das 09:00 ás 22:00 horas e aos sábados das 09:00 ás 17:00 horas.

2.3 NÍVES DE ATENDIMENTO

Esse espaço atende somente adultos, homens e mulheres na faixa etária de 18 á 60 anos, e tem como objetivo a formação de condutores, com aulas teóricas e aulas práticas, além de cursos de reciclagem de motorista e outros dentro da legislação federal, para obtenção de carteira nacional de habilitação.

3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DO ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL

A concepção de educação não formal presente nesse espaço foi questiona de inicio e a orientadora compreendia que a educação não formal, era aquela que não se aprendia em escolas normais, e que esse tipo de educação prestado por esse espaço, serviria apenas para o aprendizado e a formação especifica, visto que as escolas formais não tem a possibilidade de oferecer esse tipo de ensino. Pudemos verificar que o profissional desta instituição, exerce o papel de mediador e articulador de ideias, pois havia a participação de poucos alunos, visto que era necessário sempre estar motivando-os para os mesmos compreender a importância das disciplinas ali estudadas, já que eles nessa instituição precisavam compreender e conhecer as regras básicas de trânsito, conhecer um veículo de locomoção, preparar-se para respeitar as regras e leis de trânsito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (180.7 Kb)   docx (763.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com