TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre Historia

Trabalho Universitário: Pre Historia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

ARTE

O período da Pré-história não foi registrado em nenhum documento, pois aconteceu na época anterior à escrita. O que sabemos hoje sobre nossos antepassados é consequência de pesquisas de antropólogos e historiadores que reconstituíram a cultura do homem.

Essas pesquisas resultaram no chamado período Paleolítico (entre 5.000.000 a 25.000 a.C.), e uma das principais características desse período é o Naturalismo, nos quais os desenhos eram realizados em pedras.

Nessas pinturas é possível notar desenhos de animais que, segundo as pesquisas, eram realizados por caçadores, para eles aquilo era como uma espécie de magia que representava a captura de animal. Os caçadores acreditavam que se tivessem a imagem do animal, teriam também o poder sobre o animal. Nos desenhos, os animais aparecem feridos porque só assim eles conseguiriam capturar sua presa, esses desenhos eram realizados em paredes de cavernas e rochedos.

Já no período Paleolítico Superior, eles realizavam pinturas e esculturas, porém, há uma ausência da figura masculinas, eles utilizavam mais a figura feminina, como por exemplo a escultura de Vênus Willendorf. Na imagem de Vênus de Winllendorf, eles utilizaram seios volumosos, nádegas grandes, prolongamento do pescoço e ventre saltado. Os instrumentos utilizados eram de marfim , ossos, madeiras e pedras, machados, arco e fecha, lançador de dados e linhas.

No período Neolítico, o homem desenvolveu a técnica de tecer panos e fabricar cerâmicas, com isso começaram a construir as primeiras moradias, pois o cultivo da terras e a manutenção de manadas ocasionou um aumento rápido da população, logo depois eles conseguiram produzir o fogo, através do atrito, o qual deu início as técnicas utilizando metais. O período Neolítico ocorreu aproximadamente entre 10.000 e 5.000 a.C. Todas essas conquistas que aconteceram tiveram um reflexo forte na arte. Um camponês não tinha e não precisava ter os sentidos apurados do caçador do Paleolítico, por conta disso, os temas da arte mudaram, ou seja, começaram as representações da vida coletiva. O neolíticos começaram a produzir uma cerâmica que mostra uma preocupação com a beleza e não apenas com utilidade do objeto.

Nessa mesma época, temos a construção dos Dolmens - duas ou mais pedras grandes colocadas ao chão como se fosse duas paredes e em cima das duas existe uma outra pedra que está horizontalmente sobre elas, parecendo um portal .

No Sul da Inglaterra, também existe o Santuário Stonehenge, que pode ser considerado uma das primeiras obras de arquitetura em formato de círculo. No centro é possível notar um bloco que aparenta ser um altar, segundo pesquisadores, o Stonehenge era destinado às praticas de rituais de um culto solar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com