TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre Historia

Monografias: Pre Historia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 7

Pré História (Origem Humana)

A origem do ser humano vem sendo discutida há séculos e até hoje não existe um consenso sobre a questão, alguns acreditam na teoria do criacionismo, já outros no evolucionismo.

A teoria do criacionismo consiste em uma crença religiosa de que o homem foi concebido por Deus depois que ele criou o céu e a terra, e que o homem foi feito à sua imagem como consta no texto Bíblico: “Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança, e que ele domine sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra”. (...) ¹

Detalhe da obra de Michelangelo 1508/1512 – Capela Sistina, no Vaticano

Para os defensores do criacionismo o que diferencia o ser humano dos demais seres vivos é que o homem não é apenas um corpo vivo e sim um corpo com uma alma espiritual.

Apesar de varias interpretações sobre a origem humana a teoria do criacionismo predominou até o século XIX, mas como aconteceu um grande avanço da tecnologia e da ciência surgiram novas teorias e com isso a consolidação do racionalismo o que acabou com a hegemonia do criacionismo. Foi assim que surgiu a segunda teoria mais contestada do século XIX, a teoria do evolucionismo segundo Charles Darwin.

A teoria do evolucionismo segundo o cientista inglês Charles Robert Darwin consiste na comparação do ser humano com algumas espécies que ele dizia ter semelhanças a nós, ele concluiu que as espécies continham características biologias que por fatores naturais seriam responsáveis pela modificação dos organismos vivos e ao mesmo tempo esses organismos vivos somente viveriam se estivessem mais bem preparados as condições ambientais impostas.

Essa teoria afirma que o homem e o macaco possuem uma mesma ascendência e que ao longo do tempo foram se desenvolvendo. Na sua obra ‘A Origem das Espécies’ por exemplo, ele sugere que o homem e o macaco em razão de suas semelhanças teriam um mesmo ascendente comum.

Evolução do homem segundo Darwin

Portanto ao longo dos anos vários cientistas buscam compreender o processo de adaptação das populações e o surgimento de novas espécies a partir de outra preexistente, em quanto isso os religiosos continuam afirmando a teoria de que Deus criou o céu e a Terra e tudo que habita por aqui.

Período Paleolítico (Pedra Lascada)

Utensílios utilizados no período paleolítico O período paleolítico é conhecido como o mais extenso da humanidade, abrange uma datação muito variada que vai de 2,7 milhões de anos atrás até cerca de 10.000 a.C. Os seres humanos que viveram durante essa época eram desprovidos de técnicas sofisticadas, por isso desenvolviam técnicas para facilitar a sua sobrevivência em meio às hostilidades impostas pela natureza, eles utilizavam chifres de animais e rochas como utensílios para facilitar a caça e se proteger de outros grupos nômades, como as temperaturas eram baixas eles moravam sob a proteção das cavernas.

Nesse período os seres humanos ainda não conheciam a agricultura, por isso o homem vivia se deslocando, o grupo utilizava os recursos a sua volta como frutos, grãos, pesca e caça e depois de consumi-los migravam para outras regiões que apresentavam maior quantidade de recursos.

Uma das mais importantes descobertas dessa época foi o fogo, com essa poderosa conquista os seres humanos puderam viver em melhores condições e a partir do fogo puderam cozinhar os alimentos, se proteger de animais e suportar o frio.

Com o passar do tempo esses grupos também desenvolveram os primeiros abrigos produzidos a partir do couro de animais, e, além disso, foram aprimorando seus instrumentos de caça, como os arpões, as laminas, flechas, lanças, anzóis e arcos.

Por volta de 40 mil anos os grupos paleolíticos foram aumentando por isso começaram a dividir o trabalho e segundo os estudiosos a separação era feita por sexo e idade, e assim eles começaram a construir novas moradias em um menor tempo, feitas a partir de gravetos e peles de animais.

Nesse período eles desenhavam nas paredes da caverna, nelas havia informações sobre o que eles consumiam e como viviam.

Pinturas Rupestres

No fim do período paleolítico as condições climáticas se modificaram por isso foi possível à fixação dos grupos em um certo local, com uma série de mudanças marcou o fim do período paleolítico para o período neolítico.

Período Neolítico

No período neolítico ocorreram grandes transformações na vegetação e no clima, o continente europeu passou a ter temperaturas mais elevadas, com isso a pratica da caça se tornou cada vez mais difícil e então a agricultura consequentemente se tornou mais viável. Além disso, a domesticação dos animais ficou mais comum entre os povos daquela época.

Os povos neolíticos cultivavam diversas plantas, mas as que se destacavam era o trigo, centeio, mandioca, arroz, milho, batata e cevada e os animais eram principalmente cavalos, bois, carneiros, porcos e cabras. A estabilidade obtida por essas técnicas de domínio da natureza e dos animais provocou o processo de sedentarizarão do homem e consequentemente grandes aglomerações populacionais.

“Todo esse processo não foi brusco nem transcorreu sem problemas em todas as comunidades. Estima-se que, em certas regiões do Oriente Próximo e da América, nas fases iniciais a agricultura, o predomínio de cereais na alimentação tenha provocado uma redução no tempo médio de vida das pessoas, devido a carências nutricionais. Além disso, o sedentarismo e o agrupamento de populações mais numerosas favoreceram também a propagação de epidemias, pelo maior contato entre seus membros.” ²

Além das técnicas agropastoris os povos neolíticos começaram a construir casas utilizando madeira, pedra, folhagem seca e barro, também começaram a utilizar a pedra polida para fazer facas, enxadas, pilões, foices e machados, com a necessidade de armazenar alimentos começaram a produzir potes cerâmicos que suportava o calor do fogo e podiam conter líquidos e começaram a tecer utilizando fibras de vegetais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com