TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira Republica Republicana da Colônia Empire

Seminário: Primeira Republica Republicana da Colônia Empire. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Seminário  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

Colônia Império 1ª República 2ª República

Os Jesuítas eram passivos a igreja católica, por esse motivo eles só cumpriam ordens da igreja e só ensinavam aos indios oque a igreja queria que os indios aprendessem. A própria igreja quem selecionava o material a ser utilizado pelos indios. Em 1808-1888 a maior parte das meninas eram educadas pelas mães, coicidentemente bate com a mesma época da vinda da familia real ao Brasil. No ano de 1889 onde se constituiu a Proclamação da República, nada se tinha feito pela educação brasileira. Nesse 1º periodo da República passou a ter um forte aumento da presença feminina nos cursos. No periodo da 2ª república (1930) o mundo passou por diversas mudanças, por esse motivo a nova realidade brasileira passou a exigir uma mão de obra especializada e para isso acontecer, foi necessário investir na educação.

Em 1759 foi decretada a expulsão dos Jesuitas. Só na colonia a campanha tinha 25 residências, 36 missões e 17 colégios e seminários, sem contar os seminários menores e as escolas de ler escrever, instaladas em todas as aldeias. "A educação no Brasil passou a ter uma grande importância em meio aos letrados da época que formaram a imprensa.

" Entre 1889-1929 passa a ter a formação de professores normais, no sistema presidencialista. Dentro da organização escolar percebia-se uma enorme influência da filosofia positivista. Ainda em 1930 foi criado o ministério da educação. Seguindo para o ano de 1934 o então Governador Armando Salles Oliveira tomou a iniciativa de criar Universidade de São Paulo.

" O ensino praticado pelos indios er

a o ensinoprimario e médio. Em 1772 foi implantado o ensino público oficial." Em 1822, D.Pedro I proclama a Independência do Brasil, em 1824 outorga a primeira Constituição Brasileira e institui a Lei Magna, que dizia que a "instrução primaria é gratuita para todos os cidadõas" Então com o surgimento da reforma Rivadávia em 1911, foi pretendido que o curso secundário se tornasse formador do cidadão e não como um simples promotor a um nivel seguinte. A primeira universidade de São Paulo, foi também a primeira a ser criada e organizada segundo as normas do Estatutos das Universidades.

Com um certo tempo perceberam que não seria possível converter os indios a fé católica pelo fato de deles não saberem ler ou escrever. No ano de 1827 aconteceu uma revolução na escola, com a criação de colégio em vilas e cidades mais populosas. No ano seguinte a mestra com carinho em escolas para garotas onde só professoras podiam lecionar Na década de XX se passou diversos fatos importantes no processo de mudanças principalmente nas caracteristicas da politica brasileira. Houve uma reforma ministrada pelo ministro da educação e saúde, Francisco Luis da Silva Campos que impos uma estrutura ensino secundário, comercial e superior, estabelecendo definitivamente o curriculo seriado,a frequência obrigatória e o ensino em dois ciclos: um o fundamental ,com duração de 5 anos e o outro complementar em 2 anos, e mais a exigência de habiltação neles para poder ingressar no ensino superior.

Foi na Bahia que passou a ter o primeiro colégio para brancos com estrutura para receber orfãos portugueses e filhos da considerada elite colonial em regime internato. Em 1837 fundou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com