TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principado De Kiev

Trabalho Universitário: Principado De Kiev. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

Principado de Kiev ou de Quieve, também conhecido como Rus' de Kiev ou Rus' Kievana, foi um Estado eslavo oriental localizado principalmente na planície ucraniana (na atualidade é território da Ucrânia, de aproximadamente 880 até meados do século XII. A capital dele foi a cidade de Kiev (agora é capital da Ucrânia moderna). Do ponto de vista historiográfico, a Rus' Kievana é considerada o estado predecessor de três nações eslavas orientais modernas: Ucrânia, Bielorrússia e Rússia. Os reinados de Vladimir o Grande (980-1015) e seu filho Jaroslau I, o Sábio (1019-1054) constituem o apogeu de Kiev, aonde a fé cristã ortodoxa foi aceita pelos eslavos e foi criado o primeiro código legal eslavo oriental, o Russkaya Pravda.

Segundo a Crónica de Nestor, a mais antiga crônica da Rus' Kievana, um varegue (viking sueco) chamado Rurik primeiro estabeleceu-se em Ladoga, tendo sido selecionado como governante comum por muitas tribos eslavas e finensas) em aproximadamente 860, antes de se mover para sul e estender sua autoridade a Kiev. A crônica o cita como o progenitor da Dinastia Ryurikida.

Estes varegues primeiro se estabeleceram no lago Ladoga, em seguida se movendo ao sul para Novgorod eventualmente alcançando Kiev, e finalmente pondo fim ao pagamento de tributos de Kiev aos cazares. A dita Rus' Kievana foi fundada pelo príncipe Oleg (Helgu nos registros cazares) em aproximadamente 880. Durante os 35 anos seguintes, Oleg e seus guerreiros submeteram as várias tribos eslavas orientais e finesas. Em 907, Oleg liderou um ataque contra Constantinopla e em 911 assinou um acordo comercial com o Império Bizantino como um parceiro equivalente. O novo estado kievano prosperou por que controlava as rotas de comércio do mar Báltico ao mar Negro e ao Oriente e por que tinha um abundante suprimento de peles, cera de abelha e mel para exportar. Tendo em consideração o preconceito pró-escandinavo da antiga crônica eslava, alguns historiadores eslavos têm debatido o papel dos varegues no estabelecimento da Rus Kievana. Durante o reinado de Sviatoslav (945-972), os governantes kievanos adotaram nomes e a religião eslavas, porém sua drujina ainda consistia principalmente de escandinavos. As conquistas militares de Sviatoslav são impressionantes, tendo destruído, com seus ataques, o Império Búlgaro e o Império Cazar.

A gradual desintegração do Principado de Kiev começou no século XI, depois da morte de Yaroslav, o Sábio. A posição do grande príncipe de Kiev foi enfraquecendo pelo crescente poder político dos clãs regionais.

A invasão mongólica seguinte acabou por vez com o Principado de Kiev.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com