TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Afro

Dissertações: Projeto Afro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

No primeiro semestre do ano de dois mil e quatorze foi realizada uma pesquisa de campo no município de Valença pelos alunos do terceiro período do curso de serviço social do UGB orientado pela professora Luana Oliveira, com o objetivo de identificar no município políticas públicas e privadas que desenvolvessem ações voltadas para a promoção da igualdade racial, no entanto infelizmente não foram identificadas tais ações.

Justificativa:

O presente trabalho tem como objetivo conscientizar e divulgar as propostas da política de promoção da igualdade racial tal como fortalecer a raízes da cultura afro brasileira no município de Valença, que de acordo com a pesquisa realizada pelos discentes do UGB no primeiro semestre de dois mil e quatorze não há ações públicas ou privadas para promover a igualdade racial.

O que hoje respaldados pelo estatuto de promoção da igualdade racial assim como pela política nacional de promoção da igualdade racial, os municípios devem desenvolver ações que visem incluir a população negra e preservar a cultura afro brasileira, crenças e religiões.

Vivemos em uma sociedade onde a população negra desde a abolição da escravatura vem vivendo em uma situação cruel e desigual, segundo SPOSATI a pobreza no Brasil tem um rosto negro, a política nacional de promoção da igualdade racial veio para tentar equiparar uma “dívida” da população brasileira no geram com os negros que o tempo todo são diminuídos e inferiorizados e a eles também são negadas quase todas as oportunidades, sofrem preconceito pela cor da pele e tem a sua cultura e religião menosprezadas pela população.

Portanto esse projeto visa desmistificar esse processo histórico de anos que só gerou desigualdades e sofrimentos para os negros e valorizar a tão rica cultura afro brasileira e ressaltar as contribuições dessa população para a construção não só da nossa história mas também da formação da nossa variedade cultural que é tão admirada e reconhecida pelo mundo, é a marca do Brasil.

Objetivos Gerais:

→ Conscientizar e divulgar sobre o que propõe a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial;

→ Fortalecer as raízes da cultura afro brasileira no município de Valença.

Objetivos específicos:

→ Apresentar a Política de Promoção da Igualdade Racial por meio de panfletos;

→ Fortalecer as raízes da cultura afro brasileira por meio de cineminha comunitário com exibição de filmes e documentários para a população;

→ Ressaltar a importância da população negra na formação da sociedade brasileira por meio de palestras nas escolas ministradas por assistentes sociais em formação e discutir a questão do preconceito racial.

Procedimentos Operacionais:

→ Panfletagem no centro da cidade para apresentar a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial;

→ Cineminha comunitário nos bairros com exibição de filmes e documentários que apresentem a cultura afro brasileira;

→ Palestras nas escolas para ressaltar a importância da população negra na formação da sociedade brasileira e discussão da temática preconceito racial.

Público Alvo:

→ Panfletagem no centro da cidade: para todas as idades;

→ Cineminha comunitário nos bairros: aberto a população;

→ Palestra nas escolas: para alunos do 5º ao 9º anos de escolaridade.

Cronograma:

O projeto acontecerá no segundo semestre de dois mil e quatorze, tendo início em agosto e término em novembro. Será realizado no município de Valença nos bairros Varginha, Cambota e Osório e no centro da cidade.

O projeto será realizado em quatro etapas:

Primeiro: reunião dos membros envolvidos no projeto para discussão do tema, confecção dos panfletos, escolha dos filmes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com